Como mudar padrão 110v para 220v?

Quero passar minha casa de 110v para 220v, a ideia é colocar um chuveiro bem quentinho, uma torneira elétrica e um ar-condicionado. Qual seria a amperagem correta para eu pedir na alteração para 220v?

Como mudar padrão 110v para 220v?

Quero passar minha casa de 110v para 220v, a ideia é colocar um chuveiro bem quentinho, uma torneira elétrica e um ar-condicionado. Qual seria a amperagem correta para eu pedir na alteração para 220v?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

17 Respostas

Respostas úteis 7
Paulo Almeida Teotonio Teotonio

Bom dia! Primeiro você tem que contratar um profissional (eletricista) para fazer o levantamento de cargas de todos os componentes (tomadas, lâmpadas, chuveiro e etc.) Para pedir um novo fornecimento de energia junto a concessionária da sua região. Fazendo isso, o profissional vai fazer toda a instalação das cargas (componentes) corretamente.

Responder
Ana Clara Matos Nascimento

Boa Noite! O sr chama um profissional eletricistas que verdadeiramente entendi para fazer um bom levantamento de carga que o sr precisa e deixar o padrão de entrada no jeito para a alteração que vai fazer e pedir na consecionaria de energia da sua região. Abraço !

Paulo Almeida Teotonio Teotonio

Primeiro tem que contratar um profissional (eletricista) para fazer o levantamento de cargas e após apresentar na consessionaria da sua região para fazer a troca do fornecimento de energia. Do monofásico 127V. Para o monofásico 220V. . Daí fazer a troca dos cabos do ramal de entrada e disjuntores.

Responder
Orlando Ferreira Da Silva Júnior

1 - Fazer um levantamento, somando a potência em watts de todos os aparelhos existentes na casa.

2 - Pedir uma substituição do seu padrão de entrada junto a concessionária de energia da sua cidade.

3 - Contratar um profissional pra fazer adequação após a substituição do padrão de entrada

Responder
MesclaHELP
Mesclahelp (São Paulo Zona Leste, São Paulo) Mesclahelp - há 1 año

Primeiramente pedir para substituir o padrão de entrada para 220volts seja bifásico 2 fases + o neutro ou monofásico 01 fase + o neutro depende da região e concessionaria.

A amperagem ficaria em torno de 63amperes , já seriam mais do que suficiente, claro que dentro dos itens que você informou. Maiores esclarecimentos podem ser obtidos em visita técnica com MesclaHelp Soluções estrategicas

Carlito
Particular - há 1 año

Temos que fazer uma inspeção interna em toda instalação, fazer levantamento de carga em watt, adequar fiação incluindo o acréscimo de mais uma fase dempendendo de sua região, como também é necessário trocar padrão de entrada; Isso pode ser determinado com a visita Técnica de um profissional.

Robinson Pereira
Roperserv Manutenção E Serviços Gerais (São Paulo Zona Leste, São Paulo) Roperserv Manutenção E Serviços Gerais - há 1 año

Estimar o consumo geral da residência , sendo o caso fazer a distribuição de cada ponto elétrico - TUG's e TUE's- (Chuveiros, torneiras elétricas, aquecedores, ar condicionado e etc..), em suma ...contrate um profissional gabaritado, OK?

Responder
Alexandre Adriano Teixeira
Mqf - Marido Que Faz! (Sorocaba, São Paulo) Mqf - Marido Que Faz! - há 1 año

Primeiramente, há a necessidade contratação de um eletrecista ou técnico em eletricidade para se fazer um levantamento de carga e já estimar um uso ou aparelhos futuros, somando-se a potência em watts de todos os aparelhos e equipamentos existentes na casa e avaliando a necessidade.

Após isso e avaliando os custos de migração de tensão, será necessário solicitar a substituição do seu padrão de entrada junto a concessionária de energia da sua cidade. Lembrando que cada cidade e Estado tem seus próprios padrões.

Agora para ser muito honesto na resposta...

Há quem diga que usuários que moram no Interior ou em algumas cidades do Litoral onde a rede elétrica é de 220V estão gastando menos na conta de luz ao final do mês. Será verdade? Será que os aparelhos que demandam mais potência, como chuveiros elétricos, condicionadores de ar, secadores de cabelo e secadoras de roupas, são menos "vilões" quando fabricados para tensão maior? Será que vale a pena trocar toda a rede elétrica de casa para aproveitar uma tensão mais econômica?

Não, de forma alguma!

Os 127V (tensão de 110V não é mais padrão no Brasil) de São Paulo não gastam mais que os 220V de outros municípios. Quem usa um ar condicionado em São Paulo não está consumindo mais energia que alguém com o mesmo produto ligado em uma tomada de maior voltagem em outro local. O consumo de aparelhos elétricos é igualzinho em qualquer uma das redes. Gasta mais quem usa mais, simples assim.

O que realmente determina o quanto um produto vai consumir de energia é sua potência e o tempo de utilização, ou seja, quanto mais watts ele precisa para funcionar, e quanto maior o tempo de uso, maior também o gasto energético, independentemente de onde se está, ou da tomada em que se faz a conexão.

A energia consumida por um aparelho independe da tensão em que ele é ligado. Portanto, não há economia de energia quando trocamos a tensão de uma instalação elétrica de 110V para 220V ou vice-versa.

Por isso é sempre muito importante verificar o selo de eficiência energética de cada aparelho antes de sua compra.

Mas há diferenças entre as duas voltagens. A de 220V, em primeiro lugar, é um pouco mais perigosa: sua tensão é quase o dobro da outra, então levar choque de uma tomada de 220V é duplamente mais dolorido e arriscado, logo, a rede de energia interna deve estar bem dimensionada e com os filtros protetores de choque elétrico e curtos. Já a rede de 127V, em caso de acidente envolvendo pessoas, é um pouco mais segura, contudo, não significa, que um curto-circuito causaria menos danos, ou que é preciso tomar menos cuidados.

A principal diferença entre as duas voltagens está em um ponto que a maioria das pessoas não vê dentro de casa, INSTALAÇÕES ELÉTRICAS. A rede de 220V permite fios de bitolas menores, ou seja, mais finos do que os utilizados na tensão de 127V, que precisa de uma instalação mais "robusta", pois demanda mais corrente para a mesma potência consumida.

Em termos de gasto na conta de energia, não faz diferença, apenas a instalação de 220V tem um custo um pouco menor no momento da sua construção ou reforma total da instalação elétrica por conta do condutor não possuir tanto de Cobre, metal que anda cada dia mais caro.

Agora, para chegarmos no ponto da pergunta e da necessidade do cliente em banhos mais quentinhos, independente de se ter um chuveiro 127V ou 220V, o que manda é a potência do aparelho e seu fluxo de água, ambos seguindo os preceitos da instalação de cada fabricante. Não adianta o cliente ter o melhor chuveiro, com a melhor potência, instalações elétricas impecáveis e a hidráulica não corresponder ao mínimo de M.C.A (Metro de Coluna D'água) indicado pelo fabricante, onde forneceria menor vazão do que o aparelho exige. Isto é apenas mais um aspecto a ser considerado, entre outros.

Espero ter ajudado de alguma forma e se precisar, por favor, entre em contato.

Responder
Sidinei Ferreira Da Silva

Bom.dia.vc tem que fazer um levantamento da sua carga de energia pra aumentar carga.da sua casa

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região