Alteração na instalação eletrica

qual fiação devo usar para o chuveiro eletrico? esta fiação deve vir do quadro geral separado da fiação para os outros disjuntores e tomadas? minha casa tem em media cinquenta metros,quanto vou gastar em(metros) fios e qual a bitola da fiação

Alteração na instalação eletrica

qual fiação devo usar para o chuveiro eletrico? esta fiação deve vir do quadro geral separado da fiação para os outros disjuntores e tomadas? minha casa tem em media cinquenta metros,quanto vou gastar em(metros) fios e qual a bitola da fiação

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

13 Respostas

Sydnei Muniz
Pvcid- Rebaixamentos Em Pvc. (Belford Roxo, Rio de Janeiro) Pvcid- Rebaixamentos Em Pvc. - há 9 anos

Bom dia luiz, para saber a bitola do fio a ser utilizado, preciso ver qual a potencia do seu chuveiro, pois isso depende do seu bom funcionamento. Os fios mais utilizados são os de bitola 4,00 mm, mais depende muito do valor da bitola.... Por exemplo, se seu chuveiro for de 5500 w em diante a bitola deverá ser de 6mm ou até de 10 mm. A medida dos fios depende da distancia entre o chuveiro e o quadro geral de força.

Responder
Elói Amorim
Instaladora Solmax (Jundiaí, São Paulo) Instaladora Solmax - há 9 anos

Olá Deise, antes de mais nada consulte um bom eletricista que faça o levantamento de carga do seu chuveiro bem como a distancia que o mesmo irá ficar em relação ao quadro de disjuntores, e só assim ele determinará a bitola (grossura) do cabo a ser utilizado bem como a amperagem do disjuntor. Cuidado com falsas informações pois o uso de material inadequado pode causar sobrecarga em seu circuito causando incêndios. Informo ainda que o cabo de aterramento tem que ter a mesma bitola que os cabos de energia, ok! Téc. Elói Amorim (Inst. SOLMAX - Jundiaí - SP)

Responder
Giselle Moral
Moral Engenharia - Soluções para o seu dia a dia (São Paulo Zona Sul, São Paulo) Moral Engenharia - Soluções para o seu dia a dia - há 9 anos

Boa tarde Deise,

A norma ABNT exige fiação mínima de 4mm partindo do quadro geral com disjuntor bipolar independente.

Recomendo que use um de 6mm pois hoje em dia existem chuveiros elétricos muito potentes.

A quantidade de fio depende da distância do quadro até o chuveiro. Mas, de acordo com o tamanho da sua residência, acredito que deverá precisar em torno de 20 à 30 metros de fio 6mm, mais 10 à 15 metros de fio 2,5mm para o terra.

No total dessa quantidade de fiação, deve gastar uma média de 50 à 70 reais.

Responder
Marco Antonio
Particular - há 9 anos

A bitola do condutor elétrico (fio) geralmente o mais usado é o de 4 mm, porém, para garantir um melhor desempenho e melhor proteção da sua instalação, recomendo que use um condutor de 6mm, apropriado para suportar uma corrente de até 40 amperes, que é uma ótima margem de segurança, e não se esqueça de instalar no quadro de distribuição um disjuntor bipolar termomagnético de 40 amperes, e não faça emenda no fio nem use tomada para o chuveiro, use um borne de ceramica (peça ao vendedor), sucesso!!

Gilson de Carvalho
Projetos De Arquitetura (São Paulo Zona Norte, São Paulo) Projetos De Arquitetura - há 9 anos

Olá Deise, geralmente, os fios (cabos) adequados para chuveiros têm bitolas a partir de 4 mm e deve-se observar a indicação quem vem no manual do chuveiro especificando a bitola pois alguns são até maiores ! É necessário um circuito específico, portanto, um disjuntor independente vindo do quadro de força ! O gasto com a fiação (cabos) deverá ser computado medindo-se as distâncias entre quadro de força e ponto de ligação do chuveiro, além de disjuntor, fita isolante, conduites para isolamento dos fios (caso não existam passagem) e mão-de-obra especializada ! O eletricista, geralmente, indo no local, já calcula todos os gastos ! Se você necessitar de indicação estarei à disposição ! Att. arq. Gilson de Carvalho, contato: gilson.decarvalho@hotmail.com

Responder
Deise
Particular - há 9 anos

Os fios adequados são de 2,5mm. Devem vir do quadro geral com disjuntor apenas para ele, necessitam instalações de dispositivo DR e aterramento. Tire a medida aproximada entre o quadro de energia e o chuveiro, observe por onde a fiação vai passar. Você terá que passar 3 fios, verde para aterramento, azul para o neutro e vermelho o positivo (fase). Contrate mão de obra especializada, ok?

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de construção casas na sua região