Alterar carga do relógio elétrico economiza?

Realizar a mudança de um relógio monofásico para um relógio bifásico ajuda a reduzir a conta de luz em um apartamento com chuveiro elétrico, dois aparelhos de ar condicionado televisores, geladeira frots free etc?

Alterar carga do relógio elétrico economiza?

Realizar a mudança de um relógio monofásico para um relógio bifásico ajuda a reduzir a conta de luz em um apartamento com chuveiro elétrico, dois aparelhos de ar condicionado televisores, geladeira frots free etc?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

17 Respostas

Respostas úteis 7
Daniel Azeredo
Caramujo Oficina de Arquitetura (Rio de Janeiro Zona Oeste, Rio de Janeiro) Caramujo Oficina de Arquitetura - há 9 anos

O consumo dos aparelhos dependem de sua potência (em Watts) e não da voltagem (Volts). Então a troca não necessariamente acarreta em economia. O que você deve evitar, já que tem somente uma fase na sua residência, é sobrecarregá-la por questão de segurança. Se a sua demanda está maior do que o seu sistema pode oferecer, aí sim é recomendável o "upgrade".

Responder
Cláudio Alves
Case Serviços Elétricos Ltda (Macaé, Rio de Janeiro) Case Serviços Elétricos Ltda - há 9 anos

Felipe Boa tarde. Como você já deve saber, a troca do relógio não ira alterar o valor gasto na sua conta mensal de energia, MAS esta troca, orientado antes por um levantamento de carga dos equipamentos que você tem instalado na sua residencia ou que deseja instalar no futuro(carga reserva), vai melhorar a sua distribuição de cargas no novo quadro e ajudar a na economia de energia, pois assim terá um risco menor de perder seus eletro-domésticos por uma sobre-carga de energia, ou seja, sua casa e seus eletro-domésticos estarão mais protegidos. Caso queira economizar na conta, opte por esta manutenção programada e procure por lampadas mais eficientes como as T5 ou T8, fluorescente, timers para aparelhos de ar condicionado, sensores de presença para banheiros areas externas e telhas translucidas para te proporcionar maior luminosidade na sua casa, sem o auxilio de lampadas internas.

Responder
Mario Nascimento

O aumento de carga ou troca do medidor não diminui na redução de sua conta de luz. O que pode lhe ajudar é um bom dimensionamento dos circuitos,e as bitolas dos fios para que não haja sobrecarga e assim o aumento na sua conta de energia..

Responder
Gilberto Roza Amancio
Gilamancio Serviços Elétricos e Hidráulicos (Rio de Janeiro Zona Norte, Rio de Janeiro) Gilamancio Serviços Elétricos e Hidráulicos - há 9 anos

ola amigos sao varios fatores que ajudao no alto consumo um desses fatores e uma fase sobrecarregada outro fator e instalaçao eletrica antiga ou seja nunca foi trocada se voce tem uma fase sobrecarregada entao voce tera um acumulo de gastos e ate perda de tensao resultando voce as vezes paga luz sem gastar ou seja voce tem muita fuga de tensao entao uma das melhores coisas a fazer e trocar toda fiaçao e tambem um aumento de carga voce tera suas fases trabalhando equilibradas sem sobrecarga um abraço .Gilberto

Responder
Rafael  Rodrigues
Fenix Instalacoes Eletricas (São Paulo Zona Norte, São Paulo) Fenix Instalacoes Eletricas - há 9 anos

Bom dia, como meus colegas já te respondeu a pergunta informando que não há alteração em sua conta de luz. estou te enviando uma tabela de Watts.

Mudança de fornecimento trifásico para fornecimento monofásico ou bifásico.

Observações:

a) carga de 0 até 9.000 watts é monofásica;

b) carga de 9.001 watts à 15.000 watts é bifásica;

c) carga de 15.001 watts até 75.000 watts é trifásica.

Responder
Sergio Nara
Tdmk9 (São Paulo Zona Sul, São Paulo) Tdmk9 - há 9 anos

Caro Filipe, a troca do relógio não altera em nada o seu consumo de energia, ele apenas melhora a distribuição dela. Um bifásico melhora aqueles picos rápidos, que se percebe quando a luz diminui de intensidade quando se liga o chuveiro, ou quando o motor do refrigerador dá partida. Mas não altera em nada o valor da conta de luz

Responder
Rudiney
Particular - há 6 anos

Boa noite, minha casa é bifásica sendo que uma fase eu uso pra toda a casa e a outra é usado apenas como uma das fases pra minha central de ar de 12.000 btus, pergunto se eu distribuir toda a casa nessas duas fases será que consigo uma economia de energia, sendo que ira aliviar uma fase que esta sobrecarregada?

Antonio Rocha Filho
Rocha Instalações Elétricas E Serviços (Bragança Paulista, São Paulo) Rocha Instalações Elétricas E Serviços - há 9 anos

O seu consumo depende da carga instalada dentro da residência, os aparelhos resistivos são os que mais consomem, relevando seu tempo de uso também, pelos moradores. Se sua instalação é monofásica, caso não bem dimensionada, pode acarretar ainda mais consumo devido ao aquecimento dos cabos, gerando perca joule, até mesmo risco de queima dos condutores. O mais correto seria analisar bem todos os fatores da instalação e ver a possibilidade mudança da instalação para bifásica, proporcionando rebaixamento da bitola de fios, menor aquecimento.., etc

Responder
Josmar  Alves Dias
Serto Serviços Tecnicos (Várzea Paulista, São Paulo) Serto Serviços Tecnicos - há 9 anos

boa noite a troca não diminui o seu consumo,tente instalar um outro sistema de aquecimento para o chuveiro, já a troca da fiação se ela nã estiver danificada não vai te ajudar a diminuir o consumo pois a fiação pode ficar la por anos sem problema algum.

Responder
Wander Jamar Gonzaga
Instalações Elétricas/cabeamento Estruturado (Ribeirão das Neves, Minas Gerais) Instalações Elétricas/cabeamento Estruturado - há 9 anos

Não. Só se economiza energia diminindo o tempo de uso dos aparelhos,lãmpadas e principalmente o chuveiro elétrico.Tente instalar outro sistema de aquecimento do chuveiro.sistema solar,gás etc...se a fiação da residência for mais antiga,aconselho a troca-la.

Responder
José Carlos Gomes de Lima

o balanceamento das fazes é muito importante na hora de montar o quadro de distribuição,pois voce não sobrecarrega uma só fase,muitas veses o sistema desarma,porque esta mal distribuido,sendo assim com o trifasico,voce tem mais opções de fases(três)para faser a distribuição,não sobrecarregando nenhuma delas.

Responder
Sergio de Souza
Eletriksysten Sergio Souza (São Paulo Zona Leste, São Paulo) Eletriksysten Sergio Souza - há 9 anos

olha Filipe isto não é provido tendo se que porque em uma instalação seja de que maneira o uso industrial a residencial não muda nada a não ser que a art alograda pelo profissional eletricista tenha fundamento sobre a carga a adquirir no momento da estalagem aqui no brasil se usa muito transformadores v.a e estabilizadores com controle de fuga de corrente com isto também tem que se ter um estudo de consumo valeu grato pela duvida e tenha um bom dia jbsysten me

Responder
João herito antunes antunes
Herito Obras E Reformas (Itaboraí, Rio de Janeiro) Herito Obras E Reformas - há 9 anos

bom dia, a troca do medidor é benéfica para a residencia mais é necessário também melhorar a fiação e a redistribuição da carga pela residencia, se não tiver aterramento pode ser uma boa hora para faze-lo; ai o Sr. pode notar que reduzira o seu consumo de energia.

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região