A altura da evaporadora do ar-condicionado pode prejudicar a performance do aparelho?

O técnico que instalou meu split de 18.000 BTUs deixou uma distância bem considerável entre a evaporadora e o teto (cerca de uns 50 cm). Isso pode afetar negativamente na eficácia da refrigeração?

A altura da evaporadora do ar-condicionado pode prejudicar a performance do aparelho?

O técnico que instalou meu split de 18.000 BTUs deixou uma distância bem considerável entre a evaporadora e o teto (cerca de uns 50 cm). Isso pode afetar negativamente na eficácia da refrigeração?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

8 Respostas

Deykon Climatização
Deykon Climatização (Caraguatatuba, São Paulo) Deykon Climatização - há 2 anos

Boa tarde! A grande maioria dos fabricantes pedem de 10 à 20cm de distância até o teto ou forro, para que não fique prejudicado o retorno do equipamento... Outro ponto a se salientar São às condições do ambiente, como altura o pé direito do ambiente por exemplo... No geral se for instalado com uma distância maior até o teto desde que não fique abaixo de 2metros de altura e esteja bem dimensionada para o ambiente, seu equipamento terá um bom rendimento!

Responder
Joao Carlos Goncalves dos Santos

bom dia eu 50cm do teto e não tenho recebido nenhuma reclamação ou desconhecimento de perda de ar ou com o aparelho

Responder
Paulo  Elói Gonçalves
RAGAVI Ar Condicionados - Instalação e Manutenção (Resende, Rio de Janeiro) RAGAVI Ar Condicionados - Instalação e Manutenção - há 2 anos

Alguns fabricantes recomendam no mínimo 15cm entre o teto e a parte superior da evaporadora, e 10cm para as laterais, portanto uma distância maior não faz com que se perca rendimento na função do seu split.

Ivan
Matsumoto Ar-Condicionado (Caraguatatuba, São Paulo) Matsumoto Ar-Condicionado - há 2 anos

bom dia Carlos, eu como engenheiro civil, técnico e instalador de aparelhos de ar condicionado, normalmente instalo as evaporadoras à uma altura de 2,40 a 2,50 m. em relação ao piso da residência, porém, tenho que me atentar com a distancia mínima de 0,20 cm do teto, para que num futuro possamos fazer manutenções na evaporadora, agora se o teto for muito baixo, a altura de 2,40 e 2,50 m. fica comprometida tendo que deixar a evaporadora mais baixa também, resumindo; se vc tem um teto alto e sua evaporadora ficou à pelo menos 2.40 m em relação ao piso, tá certo, não terá problema algum com a refrigeração do ambiente, desde que a máquina esteja dimensionada corretamente para o ambiente.

Responder
José Anildo de Moura Anildo

Não há nenhum problema com relação a distância. Da evaporadora. E o.teto o que pode ter acontecido pro seu equipamento não ter rendimento... Pode ter algum vazamento de fluido ( gás ) no aperto das conexões (flanges) verifique vestígios de óleo nas conexões . Carga de fluido . Excesso de fluido também causa .perda de rendimento . E outros fatores podem está ocorrendo fale o instalador

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de ar-condicionado na sua região