altura do relógio de luz

Qual é a altura do relógio de luz, e caso o relógio estiver muito alto de quem é a responsabilidade?

altura do relógio de luz

Qual é a altura do relógio de luz, e caso o relógio estiver muito alto de quem é a responsabilidade?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

4 Respostas

Josias Da Silva silva
MS Construções (Itatiba, São Paulo) MS Construções - há 8 anos

aqui esta o que a norma pede. As instalações elétricas da unidade

consumidora deverão obedecer às

normas da ABNT, INMETRO e os

padrões da EDP Escelsa.Conforme define a Res. Aneel nº 414 de 09 de

setembro de 2010 e a Norma de Fornecimento

de Energia Elétrica em Tensão Secundária –

Edificações Individuais da EDP Escelsa: Instale a caixa de medição em local de livre

e fácil acesso, preferencialmente frente para

a rua.

• Ao solicitar ligação nova à EDP Escelsa

tenha em mãos Carteira de Identidade, CPF

e a relação de cargas a instalar.

• As empresas deverão informar a natureza

da atividade, a finalidade da utilização da

energia e o registro no CNPJ e IE.

Responder
Proarte construtora e engelharia ltda construção e reformas.
Particular - há 8 anos

Bom dia a média e 1, 60 no estado do Tocantins agora cada companhia tem seu padrão de caixa ou quadros de energia sim voce tem o projeto dever esta corrento com ele si estiver fora do projetos a culpa e do instalado ele tem que retira e colocar como esta no projeto, agora si não tem vc dever procura a companhia de energia da sua cidade e pegar um rascunho do que dever ser feito.

Att. Jhonatan Bonifácio

Alcalina Serviços
Alcalina Serviços (São Paulo Zona Norte, São Paulo) Alcalina Serviços - há 8 anos

Olá Marcelo. .. Para instalações até 20kW não é necessário o uso de engenheiro para elaboração de ART (anotação de responsabilidade técnica) a altura é padronizada e na maioria das caixas deve ficar entre 1,6 a 1,9 metros (altura do topo da caixa). Em caso de se estar abaixo de 20 kw e a caixa não estar nesse padrão de altura a responsabilidade é do dono do imóvel que terá que mandar refazer a instalação da caixa. Em caso de se ter responsável pela obra (engenheiro com ART elaborada e toda a documentação) e o projeto do mesmo foi seguido e reprovado por causa da altura a responsabilidade é do engenheiro que vai ter que arcar com as despesas de adequação

Responder
Serviços Jacproject - Sr Correia
Particular - há 8 anos

Olá, tudo bem ? A altura e o posicionamento depende do projeto. A responsabilidade técnica pelo projeto é do engenheiro ou técnico responsável pelo projeto. A responsabilidade pela execução é do profissional ou empresa, que executou a obra e forneceu a ART de execução correspondente. Normalmente, para concessionárias, são fornecidas as ART´s de projeto e de execução.

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de construção civil na sua região