Altura e largura máxima indicada para portas de correr para roupeiros

Qual altura e largura máxima indicada para portas de correr em MDF 15mm para roupeiros? Depende do trilho? Irei colocar trilho sobreposto ao mdf, sem friso para embuli-lo.

Carlos
Carlos perguntou sobre
Marceneiros
Há 3 anos

Altura e largura máxima indicada para portas de correr para roupeiros

Qual altura e largura máxima indicada para portas de correr em MDF 15mm para roupeiros? Depende do trilho? Irei colocar trilho sobreposto ao mdf, sem friso para embuli-lo.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

10 Respostas

Respostas úteis 13
Douglas Wilson Oliveira de Melo

Caro senhor Carlos, sua pergunta é muito boa e atual no momento pois a porta de correr otimiza espaço e mais bonita, porém se não for feita por um profissional pode dar dor de cabeça;

Então lhe índico a utilizar ferragens que suportem portas de mdf de 18mm, que

Trabalhem na parte superior!

Pois se usar um trilho com ferragem na parte inferior (mesmo sendo de boa qualidade)a tendência da porta é descansar assim empenando a porta,assim você não fica preso à altura!

Espero ter ajudado!

Jorge Luis
Jorge Luis respondeu... Casa Oficina Móveis (São Bernardo do Campo, São Paulo) Casa Oficina Móveis - há 3 anos

Boa Tarde Sr Carlos. A largura máxima que recomendo para porta de correr é 1,20m. Já altura é limitado pelo tamanho da chapa de MDF: máximo 2,75m. Para todas as portas de correr é necessário cuidados na fabricação para não empenar, pois elas ficam soltas e sujeitas a ação do próprio peso ou a própria instabilidade dimensional causada pela variação de temperatura e umidade relativa do ar. Claro que as portas maiores apresentam maior tendência ao empenamento. Os sistemas de correr com apoio na parte inferior intensificada o empenamento, mas também ocorre empenamento nos sistemas de trilho com apoio superior (portas ficam penduradas). Para solucionar o problema, nós da Casa Oficina sempre colocamos um par de alinhadores de portas reguláveis na parte de traseira das portas e dependendo do projeto perfil de alumínio nas laterais esquerda e direita para travar a porta. A utilização de painéis de MDF mais grossos também ajuda minimizar o empenamento (18mm e 25mm).

Fico a disposição para qualquer esclarecimento.

Obrigado.

Jorge

Claudio Vampré
Claudio Vampré respondeu... Palfer Marcenaria Ltda (São Paulo Zona Sul, São Paulo) Palfer Marcenaria Ltda - há 3 anos

A resposta do Jorge Luiz é bem completa. Realmente, MDFs de 15mm são um pouco finos. Melhor 18mm ou 25 mm.

Portas devem ser presas por cima. Ter roldanas cima. Em baixo, só pino guia no trilho. E a port fica no prumo. Portas com roldanas em baixo podem empenar com seu próprio peso. Perfis de alumínio nas duas extremidades e desempenhos na parte de dentro da porta ajudam a não empenar.

Alexandre Siaticosqui Garcia
Alexandre Siaticosqui Garcia respondeu... Daledori Mobile (Curitiba, Paraná) Daledori Mobile - há 3 anos

recomendamos porta com espessura superior a 18mm. Portas fixas na parte superior, diminuem a probabilidade de empenamento. Se for utilizar roldanas inferiores obrigatoriamente utilize sistema anti empeno que pode ser interno ou externo. Ideal que seja colocado um par deste sistema em cada porta.

André
André respondeu... Particular - há 3 anos

Olá, bom dia! Estou montando meu primeiro armario com portas de correr. Gostaria de saber qual a espessura do corte necessário para se instalar os trilhos. Por exemplo: Tenho um espaço de 2200mm de altura. É neste espaço que vou instalar a porta. Qual deve ser o tamanho da porta? Quanto menor tem que ser a porta para ser instalada no trilho corretamente? Muito obrigado pela atenção.

Ivan
Ivan replicou... Particular - há 2 meses

Depende do sistema. Essa informação já vem junto com o pacote de ferragens que você vai utilizar. Num sistema RO62 por exemplo, a altura da porta deve ser 35 mm menor que o vão

Livia
Livia respondeu... Particular - há 1 año

Gostaria de sabe se posso aproveitar a porta que tenho pra por as roldanas para transformá-la porta de correr?

Ivan
Ivan replicou... Particular - há 2 meses

Sim, desde que encontre solução para cobrir as furações antigas e cortar o excesso das medidas de sua porta

Deixe sua resposta

Para escrever uma resposta você deve estar registrado. Não está permitido incluir telefones de contato, e-mails ou links externos nesta seção, dito conteúdo utilizado será moderado e eliminado.

Peça orçamentos de marceneiros na sua região

Escolha um tipo de trabalho

Você é um profissional e quer encontrar novos clientes?

Entre em contato com pessoas no instante em que procuram na sua região por profissionais expertos na construção, reformas, instalações, mudanças, arquitetos, etc.

Cadastre-se grátis