Qual a altura máxima de instalação de ar-condicionado Cassete?

olá, estou construindo uma casa que tem um pé direito de 5m de altura e da aproximadamente 50m², com meus cálculos vou precisar de um ar de 36 mil BTUS, então pensei em por um ar-condicionado Cassete, mas lendo alguns manuais de fabricantes, a fabricante Carrier por exemplo, indica em seu manual que a altura máxima seria de 2,50m de altura (também não entendi essa, pois a maioria das casas e escritórios tem por padrão altura de 2,80 a 3m de altura).

O restante dos fabricante uns dizem o mínimo seria de 2,50m e outras não especificaram nada de altura, pois bem, é valido instalar o ar-condicionado cassete nessa altura de 5m? terei algum problema de eficiência por não desarmar ao chegar a temperatura ideal? ou devo optar por um ar convencional colocado em uma altura padrão? agradeço as respostas

Qual a altura máxima de instalação de ar-condicionado Cassete?

olá, estou construindo uma casa que tem um pé direito de 5m de altura e da aproximadamente 50m², com meus cálculos vou precisar de um ar de 36 mil BTUS, então pensei em por um ar-condicionado Cassete, mas lendo alguns manuais de fabricantes, a fabricante Carrier por exemplo, indica em seu manual que a altura máxima seria de 2,50m de altura (também não entendi essa, pois a maioria das casas e escritórios tem por padrão altura de 2,80 a 3m de altura).

O restante dos fabricante uns dizem o mínimo seria de 2,50m e outras não especificaram nada de altura, pois bem, é valido instalar o ar-condicionado cassete nessa altura de 5m? terei algum problema de eficiência por não desarmar ao chegar a temperatura ideal? ou devo optar por um ar convencional colocado em uma altura padrão? agradeço as respostas

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

5 Respostas

João Santos
JonesClimAr Ar condicionado e Elétrica (São Paulo Zona Oeste, São Paulo) JonesClimAr Ar condicionado e Elétrica - há 29 dias

Olá, Juliano!

Me intriga essas medidas do fabricante sobre o pé direito, mesmo porque a capacidade do fluxo de ar de uma Cassete na soma dos lados pode chegar a uns 8 metros, e um Piso Teto, até uns 15 metros.

Uma ressalva eu deixo sobre carga térmica, não estamos assentando piso para uma medição por metro quadrado, estamos Preenchendo um ambiente que possui Metros Cúbicos e assim deve ter sua medição. Quer uma máquina trabalhando com eficiência, sendo de São Paulo e região, me convide para uma visita técnica, e assim terá a máquina ideal para a troca de carga térmica do ambiente de sua escolha.

Sou João Santos, e trabalho com eficiência e qualidade a mais de uma década, faça parte dessa qualidade e conforto!

Responder
Alessandro Fonseca
Yor Serviços Patrimoniais (São Paulo Zona Centro, São Paulo) Yor Serviços Patrimoniais - há 30 dias

Instalar um ar-condicionado Cassete em um ambiente com pé direito de 5m pode realmente ser um desafio, considerando as recomendações de altura máxima de instalação por alguns fabricantes, como a Carrier. A recomendação de altura máxima de 2,50m, provavelmente, visa garantir a eficiência na distribuição do ar frio, que tende a ser mais pesado que o ar quente e, portanto, desce para a parte inferior do ambiente. Em alturas maiores, pode haver uma preocupação de que a distribuição do ar não seja tão eficaz, o que poderia impactar no conforto térmico e na eficiência energética do aparelho.

No entanto, a decisão de instalar um ar-condicionado Cassete em um ambiente com pé direito de 5m deve considerar alguns aspectos. Primeiro, é importante verificar se existe algum modelo específico desenhado para espaços com pé direito alto. Alguns fabricantes podem oferecer soluções que incluem ventiladores mais potentes ou designs que favorecem a distribuição do ar em alturas maiores.

Uma alternativa seria consultar um especialista em climatização que possa avaliar as características específicas do seu espaço e recomendar a melhor solução. Talvez seja necessário considerar sistemas de ar-condicionado adicionais ou alternativos que possam garantir uma climatização eficiente para a altura e o tamanho do seu ambiente. A instalação de modelos convencionais em uma altura padrão pode ser uma opção, mas é essencial que a solução escolhida atenda às suas necessidades de conforto térmico e seja energeticamente eficiente. Portanto, uma avaliação profissional pode ser muito valiosa para tomar a decisão mais adequada para o seu caso.

Responder
Eduardo
Deltatherm (Diadema, São Paulo) Deltatherm - há 1 mês

Pode colocar nessa altura não tem problema só não esqueça de deixar um alçapão para manutenção da bandeja do condensado e acesso a parte eletrica . Bom prever uma escada nessa altura.

No caso de aquecimento pode ter dificuldade de circulação do ar quente que tende a ficar na altura do forro. Boa sorte.

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de ar-condicionado na sua região