Tem como reconstituir a segurança e estabilidade perdida de um apartamento modificado?

Oi.

Moro num apto há 10 anos. Quando comprei já existia uma cozinha americana há 5 anos pelo menos. A construção é de alvenaria estrutural. O condomínio não tem o projeto estrutural. Agora estão solicitando p todos um laudo de engenharia, visto q outros moradores tb fizeram alterações.

Tem como reconstituir a segurança e estabilidade perdida? É aconselhável colocar alguma viga?

Tem como reconstituir a segurança e estabilidade perdida de um apartamento modificado?

Oi.

Moro num apto há 10 anos. Quando comprei já existia uma cozinha americana há 5 anos pelo menos. A construção é de alvenaria estrutural. O condomínio não tem o projeto estrutural. Agora estão solicitando p todos um laudo de engenharia, visto q outros moradores tb fizeram alterações.

Tem como reconstituir a segurança e estabilidade perdida? É aconselhável colocar alguma viga?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

6 Respostas

Respostas úteis 6
Realds Engenharia
Realds Engenharia (São Paulo Zona Leste, São Paulo) Realds Engenharia - há 6 anos

Toda reforma precisa de acompanhamento Técnico com ART ou RRT , o proprietário e o sindico do condomínio( se apto) RESPONDERÃO CIVIL E CRIMINALMENTE, por qualquer dano, e estão passiveis de Multas, convém o novo sindico ou a administradora fazer uma avaliação geral da edificação, e cuidar do patrimônio coletivo , se precisar de um estudo técnico nos procure.

Responder
AJA - Arquitetura e Construções ltda Arqtº Juliano

Boa tarde. Sim é possível se refazer a estabilidade, se é que ela realmente tenha sido suprimida ou até mesmo minimizar qualquer possibilidade de risco. Uma das formas seria recompor o apoio da laje com vigas metálicas, pode ser em perfis tipo "I" ou vigas em treliças, essas deverão ter as especificação de calculo adequado para substituição das paredes estruturais retiradas ou mesmo de vãos então abertos. Importante destacar que mesmo esse pequeno serviço deve ser decididos por profissional devidamente habilitado. E a solução realizada conforme projeto estabelecido. Lembrando que nada desaba repentinamente, as estruturas costumam dar avisos, (apresentar trincas, estalos etc...) Mas também é interessante não esperar os avisos e se antecipar ao problema, ainda mais sendo um prédio, onde um morador só vê o que ocorre dentro do seu apartamento, e não sabe o que ocorre abaixo ou acima do seu imóvel.

Responder
Dimas Azevedo
Reme Engenharia (Nova Serrana, Minas Gerais) Reme Engenharia - há 6 anos

Uma das principais funções da engenharia e encontrar soluções. Para quase tudo há uma solução, nem sempre o custo benefício é o mais adequado, mas pode sim se restaurar a segurança de um edificio com problemas estruturais. Cada caso é um caso, a solução mais vantajosa só é possível com um laudo técnico elaborado por profissional qualificado. Evite aventureiros. espero ter ajudado.

Responder
Particular - há 6 anos

R: Para tal analise precisaria fazer uma visita no local; Caso haja a necessidade de fazer um reforço estrutural, é possivel fazer sim e com vigas metálicas fica muito mais facil e pratico... mas o entranho é uma edificação multifamiliar como um predio não ter os projetos estruturais. Verifique com o construtor...

A disposição;

Ricardo Carvalho da Silva
Strucon Engenharia (Saquarema, Rio de Janeiro) Strucon Engenharia - há 6 anos

Bom dia Patrícia,

Nem sempre todas as paredes de uma construção em alvenaria estrutural são estruturais.

Existem alguns casos de alvenarias que são apenas de vedação, ou seja, sem função estrutural.

Para se ter certeza se as paredes retiradas são estruturais ou não, é bom ter em mãos os projetos estruturais do edifício. Caso não os possua, você deve contratar uma vistoria de um engenheiro para melhor avaliação. Na dúvida, recomendo que seja feito um reforço, que pode ser com a colocação de uma viga, por exemplo. Mas isso depende de uma análise no local.

Espero ter ajudado,

Ricardo Carvalho

Eng Civil

Strucon engenharia

Responder
Patricia
Particular - há 6 anos

Fiz de tudo o conseguir o projeto estrutural. Fui até na prefeitura, liguei p construtora...

E realmente não há.

Ouvi a opinião de um profissional q esteve aqui e ele acha q não devo fazer reforço, pois o processo de colocação de viga pode fragilizar mais a estrutura, visto que os vizinhos de cima tb fizeram abertura.

Já a engenheira que fez a vistoria do prédio a pedido da administradora diz que devo reforçar. Não há fissuras ou rachaduras no meu apto.

Agora eu penso: eu comprei o apto desse jeito há 10 anos....e o prédio existe há 35 anos. Qual a responsabilidade da construtora e do condomínio esse tempo todo que nunca avisaram os condôminos sobre a questão da estrutural do prédio, que não pode ser mexida? Inclusive meu vizinho, térreo tb, fez sua cozinha americana há poucos meses com ART.