Construir uma parede de alvenaria em uma estrutura de alvenaria estrutural pode acarretar problemas?

Comprei um apartamento recentemente, e fiz uma parede de alvenaria para separar dois quartos que eram separados apenas por um guarda-roupa, mas só então descobri que o edificio(4 andares) foi construido em alvenaria estrutural.... Terei possiveis problemas por causa dessa parede? (a construtora faliu, então não tenho acesso ao projeto).... Lembrando q foram gastos 200 tijolos (6 furos) na parede, e q meu apartamento fica no primeiro andar

Construir uma parede de alvenaria em uma estrutura de alvenaria estrutural pode acarretar problemas?

Comprei um apartamento recentemente, e fiz uma parede de alvenaria para separar dois quartos que eram separados apenas por um guarda-roupa, mas só então descobri que o edificio(4 andares) foi construido em alvenaria estrutural.... Terei possiveis problemas por causa dessa parede? (a construtora faliu, então não tenho acesso ao projeto).... Lembrando q foram gastos 200 tijolos (6 furos) na parede, e q meu apartamento fica no primeiro andar

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

4 Respostas

Particular - há 6 anos

R: Sim trara problemas aos demais apartamentos; Chame um engenheiro regional para avaliar;

A disposição;

Valdemir Nogueira Chagas

Aline, bom dia!

A construção simples da parede em substituição aos guarda-roupas, não vai causar qualquer problema, pois o peso da parede de alvenaria não será superior ao peso dos guarda-roupas (cheio), porém se você deslocou os guarda-roupas para outra posição nos quartos, esse peso pode não tem sido dimensionado pelo calculista, e aí sim corre perigo de causar danos irreparáveis ao prédio.

Quando da construção dessa parede o Sindico não solicitou de você um "Laudo Técnico", como preconiza a NBR 16.280 da ABNT? Lembro que qualquer dano causado ao prédio em função dessa construção a responsabilidade recairá sobre você e o síndico.

Atenciosamente

VALDEMIR CHAGAS - Engenheiro Civil

Responder
Carlos Alberto Oliveira Queiroz
CLE Serviços de Engenharia (Niterói, Rio de Janeiro) CLE Serviços de Engenharia - há 6 anos

Pode ser que voce tenha problemas com deformações inaceitáveis com a colocação dessa alvenaria. Como a construtora faliu sugiro que voce procure por um engenheiro com comprovada capacidade técnica nesse tipo de estrutura para fazer uma avaliação desse acréscimo realizado.

Responder
Rodrigo Bordalo
Particular - há 6 anos

Cara Aline,

Sim. Esse tipo de intervenção (pode) não ser permitido neste tipo de construção. Pois pode gerar uma sobrecarga na laje caso não exista sobre projeção de parede. Que na alvenaria estrutural funcionam como elemento estrutural. Mas existem outros tipos de alvenaria (extremamente leves) que podem ser usados, como gesso ou Drywall. Nos podemos auxiliar caso necessario.