Alvenaria estrutural. Quebrei e agora?

Peguei as chaves do apartamento e mandei projeto com as modificações que faria e também ART de uma arquiteta. Nas modificações do projeto havia a quebra da parede pra fazer um nicho de 55x55cm. Autorizaram a obra e quebrei o nicho. O apartamento fica no 6 andar e o prédio tem 10 andares. Após a quebra do nicho, a sindicância me deixou terminar o processo, mas proibiu todos os outros moradores de abrir qualquer outro rasgo na parede porque a parede é em alvenaria estrutural. Estou com medo porque aprovaram o projeto e era alvenaria estrutural. Quem será que está olhando esses projetos? será que estão realmente olhando? Minha pergunta é: devo fechar o nicho por segurança com graute ou se for só o meu, não vai prejudicar a estrutura do prédio? Estou anexando fotos, onde rasgamos não tem graute. O graute fica mais próximo da janela, na quina. Quando vimos o graute paramos de quebrar.

Alvenaria estrutural. Quebrei e agora?

Peguei as chaves do apartamento e mandei projeto com as modificações que faria e também ART de uma arquiteta. Nas modificações do projeto havia a quebra da parede pra fazer um nicho de 55x55cm. Autorizaram a obra e quebrei o nicho. O apartamento fica no 6 andar e o prédio tem 10 andares. Após a quebra do nicho, a sindicância me deixou terminar o processo, mas proibiu todos os outros moradores de abrir qualquer outro rasgo na parede porque a parede é em alvenaria estrutural. Estou com medo porque aprovaram o projeto e era alvenaria estrutural. Quem será que está olhando esses projetos? será que estão realmente olhando? Minha pergunta é: devo fechar o nicho por segurança com graute ou se for só o meu, não vai prejudicar a estrutura do prédio? Estou anexando fotos, onde rasgamos não tem graute. O graute fica mais próximo da janela, na quina. Quando vimos o graute paramos de quebrar.

3 fotos
Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

3 Respostas

Particular - há 4 anos

R: Deve-se analisar estruturalmente sua função, como parece na foto, esta ao lado de um trecho grauteado, dessa forma deve colocar grapas e fechar.... pois pode gerar trincas e algo mais grave

Só atuamos na fabricação e instalação de estruturas metálicas para residências, galpões, mezaninos, etc... mas nossos engenheiros, arquitetos e técnicos por possuírem vasta experiência pode lhe dar dicas, sugestões e soluções para suas necessidades aqui no portal.

A disposição;

Carlos Alberto Oliveira Queiroz
CLE Serviços de Engenharia (Niterói, Rio de Janeiro) CLE Serviços de Engenharia - há 4 anos

Não se deve abrir furos em edifício executados em alvenaria estrutural sem que o engenheiro responsável pelo projeto aprove.

Há casos em que o proprietário perdeu a garantia e o seguro por ter executado aberturas a revelia. Arquiteto não pode assumir esse tipo de responsabilidade. Entre em contato com o responsável pelo projeto e peça uma liberação se possível por escrito.

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de construção civil na sua região