Alvenaria estrutural x nicho banheiro

Peço aos engenheiros e especialistas da área que me respondam por gentileza: eu quero fazer um nicho no banheiro, mas o prédio é de alvenaria estrutural.

Porém, o nicho será embaixo dq janela, que por si só ja é um buraco.

Dessa forma, a parede embaixo da janela também deve ser considerada como estrutural ou não?

Por favor não me venham com excesso de zelo, quero saber matematicamente se os tijolos embaixo da janela contribuem para sustentar o prédio ou não.

Grato.

Alvenaria estrutural x nicho banheiro

Peço aos engenheiros e especialistas da área que me respondam por gentileza: eu quero fazer um nicho no banheiro, mas o prédio é de alvenaria estrutural.

Porém, o nicho será embaixo dq janela, que por si só ja é um buraco.

Dessa forma, a parede embaixo da janela também deve ser considerada como estrutural ou não?

Por favor não me venham com excesso de zelo, quero saber matematicamente se os tijolos embaixo da janela contribuem para sustentar o prédio ou não.

Grato.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

7 Respostas

Particular - há 5 anos

R: Por se tratar de vão pequeno no banheiro, voce poderia fazer a retirada de uns 7 cm da alvenaria para instalar o nicho.... nada mais...

Só atuamos na fabricação e instalação de estruturas metálicas para residências, galpões, mezaninos, etc... mas nossos engenheiros, arquitetos e técnicos por possuírem vasta experiência pode lhe dar dicas, sugestões e soluções para suas necessidades aqui no portal.

A disposição;

Luis Gustavo Franciscon
Primor Empreiteira Construção Manutenção E Serviços Gerais (Itatiba, São Paulo) Primor Empreiteira Construção Manutenção E Serviços Gerais - há 5 anos

Bom dia.

A ´principio não existe impacto na estrutura, visto que existe uma verga e uma contra-verga abaixo da janela.

somente atente para não cortar onde houver graute, ou seja, onde o bloco estiver preenchido de concreto e com ferragem dentro. Tenha certeza de estar cortando onde o bloco estiver vazio.

Tome cuidado para não varar para o outro lado da alvenaria, afetando assim a fachada do edifício

.

Responder
Dias Ferreira
Manutenção Geral (Francisco Morato, São Paulo) Manutenção Geral - há 5 anos

Geralmente o ponto de graute e na lateral da janela e embaixo tem uma fiada que é a verga, depois pode fazer o nicho, mas e bom ver o projeto para ter certeza disso.

Responder
Juliano Darós Amboni

Bom dia, Gustavo! Em uma edificação em alvenaria estrutural, todos os "tijolos" funcionam como estrutura. São paginados em projeto para atender a função de resistências de compressão, tração, contraventamento, etc. O ideal é analisar junto à construtora e ao responsável técnico da obra.