Como proceder com a construção com blocos de concreto com juntas a prumo?

Bom Dia!

Gostaria de obter informações técnicas da metodologia construtiva do bloco de concreto assentado com juntas a prumo.

Como proceder com a construção com blocos de concreto com juntas a prumo?

Bom Dia!

Gostaria de obter informações técnicas da metodologia construtiva do bloco de concreto assentado com juntas a prumo.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

5 Respostas

Particular - há 7 anos

Bom dia; Construções com blocos de junta a prumo é simples, devendo apenas se atendar a junta de assentamento que deverá ter a mesma espessura e ao fazer o frisado, manter os mesmos padrões; Os pilares, vigas, etc... são embutidos nos blocos, como a alvenaria estrutural; Outra opção é fazer a estrutura toda metálica aparente e fazer as vedações dos vão com alvenaria de vedação utilizando o bloco aparente; Estamos a disposição; ScalaTécnica Estruturas Metálicas

Ugo Mieli
Trinum Construção (São Paulo Zona Oeste, São Paulo) Trinum Construção - há 7 anos

Se os blocos com junta a prumo são a estrutura da edificação (alvenaria estrutural) o projetista estrtural (calculista) onde e quais bitolas de armaduras (barras de aço) deverão ser incorporadas aos blocos para garantir o soludez do conjunto da edificação.

Se tais blocos são para paredes de vedação (fachadas e divisões internas) deve apenas se garantir a sustentação das paredes em si e sua estética.

O mais comum a ser feito é passar barras de aço de pequenas bitolas (6,3mn2) nas próprias argamassas de assentamento dos blocos em todas as fiadas e tendo suas extremidades coladas na estrutura convencional nos pilares em concreto, em furos nos mesmos com aplicação de colantes próprios, Compound ou Sikadur.

Responder
Osni
Art Laudos E Reformas (São Paulo Zona Leste, São Paulo) Art Laudos E Reformas - há 7 anos

A junta a prumo trata-se de colocar os blocos um acima do outros, utilizando um prumo ou os mais perfeccionista com nível a laser, perfeitamente reta, normalmente os profissionais frisas a massa de assentamento dos blocos para uma aparência mais bonita.

É muito utilizado em construções publica e de finalização rápida, onde é utilizado o bloco chamado "aparente" que possui um acabamento mais liso e bonito.

Existe também o assentamento amarrado, onde os blocos são intercalados nas fiadas, também fica muito bom.

Responder
MK OBRAS E ESQUADRIAS
Particular - há 7 anos

Bom dia Cristiane!

O método para assentamento é simples, bloco sobre bloco seguindo as juntos, por esse motivo se chama junta a prumo.

Agora para construção de uma casa, tudo vai depender do projeto que você a tem, se for só alvenaria, seu engenheiro vai determinar locais de amarração com canaletas e agulhas grauteadas, ou se conter pilares e vigas apenas a amarração interna.

FV OBRAS