Qual a amperagem ideal para um disjuntor de um ar condicionado?

A corrente do meu ar condicionado é 6A e ele é de 7500btus. Está ligado em um disjuntor de 25A. Está correto ou disjuntor deveria ser de uma amperagem menor? Obrigada!

Qual a amperagem ideal para um disjuntor de um ar condicionado?

A corrente do meu ar condicionado é 6A e ele é de 7500btus. Está ligado em um disjuntor de 25A. Está correto ou disjuntor deveria ser de uma amperagem menor? Obrigada!

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

32 Respostas

Respostas úteis 3
Rhada Macuvel
Particular - há 7 anos

Ta certo ixxo

Rodrigo
Particular - há 4 anos

Amigo

Disjuntor é para proteger o fio, a função de um disjuntor é evitar que o fio literalmente derreta.

Funciona assim cada fio tem uma amperagem máxima, você sempre deve usar um disjuntor com amperagem um pouco menor que a amperagem que o fio suporta.

Assim o disjuntor irá desarmar ao.chegar no limite que o fio suporta.

Sobre a sua questão, você tem que verificar se o disjuntor é de amperagem menor que o que o fio suporta.Se estiver tudo certo, depois você compara a amperagem que o seu aparelho usa é a amperagem do disjuntor, se a amperagem do aparelho for menor ou igual a amperagem do disjuntor você pode ligar ele sem problemas.

Resumindo não tem problema usar qualquer aparelho com amperagem menor que o que o disjuntor suporta, o problema sempre será você usar um fio com um disjuntor de maior amperagem que o que o fio suporta, ou usar um.equipamento com maior amperagem que o disjuntor é o fio irá suportar.

Alexandre de Medeiros Lemos

A corrente de consumo de seu aparelho e o disjuntor não tem nada a ver!!! Disjuntor é para proteção de incendiar o cabo e nada mais, ponto final, chega de blá blá blá.

Consumidor proteja-se sabendo os seus direitos e cumprindo seus deveres. Exija o documento do seu engenheiro com a ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) recolhida no CREA.

Instituída pela Lei nº 6.496/77, o documento caracteriza legalmente os direitos e obrigações entre profissionais do Sistema Confea/Crea e contratantes de seus serviços técnicos, além de determinar a responsabilidade profissional. Ela é sua garantia, de que pagas e contratas um serviço justo.

Alexandre

Responder
Joaquim Ramos de Jesus
Somar Elétrica E Refrigeração Me (Nova Iguaçu, Rio de Janeiro) Somar Elétrica E Refrigeração Me - há 7 anos

Discordo de vc, o disjuntor tem a ver com a corrente do equipamento e proteção da rede contra curtos, surtos de tensão e sobrecarga, e leva-se em conta tbm a corrente máxima de partida do compressor, não é recomendado disjuntores curva B, para todo equipamento que tenha motors de indução é recomendado disjuntores curva C, e hoje temos o DPS que absorve e descarrega toda sobrecarga externa seja por raios ou pela rede da concessionária e ainda o DR para evitar fugas. Abaixo um quadro corretamente montado seguindo normas da ABNT

Santos
Particular - há 8 anos

Faça a seguinte conta - ( Wats = BTU x 0,293 )7500btu =2197w W / V= A

2197w / 220V = 9,99 A Disjuntor ≥10 ≤ 16 A ou

2197w/ 127V = 17,29A Disjuntor ≥17 ≤ 25 A

Ou seja se for em 127V seu disjutor está correto se for em 220V está sobredimensionado

Marcio
Particular - há 6 anos

Caro, pelo que foi postado acima no questionamento ele consome 6A, portanto deve estar trabalhando em 220V, neste caso esta sobredimensionado!

Marcio
Particular - há 6 anos

Caro Ronaldo, a orientação é instalar para cada ar condicionado, pois a finalidade do mesmo não é só proteger o circuito, mas também, e talvez principalmente, o equipamento!

Particular - há 5 anos

R: Pelo descrito o dijuntor deveria ser de 10A ou no maximo 15A. se não, não irá ter a funcionabilidade de desarmar numa eventual sobrecarga, podendo até queimar o equipamento

Só atuamos na fabricação e instalação de estruturas metálicas para residências, galpões, mezaninos, etc... mas nossos engenheiros, arquitetos e técnicos por possuírem vasta experiência pode lhe dar dicas, sugestões e soluções para suas necessidades aqui no portal.

A disposição;

Iury
Particular - há 5 anos

Boa tarde! Comprei um ar de 10.000BTUs 127v, a distância do quadro até o aparelho é de 20 metros aproximadamente, um eletricista amigo meu me recomendou a comprar um fio da marca Corfio de 4mm que é grosso e de qualidade segundo ele e um disjuntor de 10a, porém meu sogro disse que o de 10 é fraco e ficará desarmando, que seria necessário um de 30 pra ficar bom ou no mínimo um de 15/20a. Eis a questão, o de 10 vai funcionar bem ou devo comprar um dos indicados pelo meu sogro?

Segue a foto da lateral do ar onde diz 10,4a

Aguardo respostas. Obrigado desde já.

Att,

Iury.

Jorge Augusto
Particular - há 8 anos

Prezada cliente,o que determina qual disjuntor e ser utilizado,é o fio no qual foi utilizado para instalar seu ar.

Se o fio foi super dimensionado exemplo 4mm seu disjuntor será de 25a se foI instalado 2,mm 15a..

O que se acredita é que instalaram um fio super dimensionado não afeta, apenas se gastou mais sem necessidade .

Marcio
Particular - há 6 anos

Novamente, não é só o circuito, mas também o equipamento que dever ser protegido, portanto esta sobredimensionado, e mesmo que a fiação fique "sobrando", deve-se reduzir a corrente do disjuntor!

Eng. Alvaro Clifford

O fabricante geralmente sugere um disjuntor apropriado bastando para isso ler o manual. Porém podemos sugerir que este disjuntor deve estar acima da capacidade do cabo que deve ser 2,5mm2.

Sendo assim sugiro a troca por um disjuntor de 16A ou 20A preferencialmente curva D ou K.

Responder
Paulo Rogério cunha junior
Ican Instalações Elétricas (Belo Horizonte, Minas Gerais) Ican Instalações Elétricas - há 8 anos

Não quer dizer que esteja errado. Vai depender da fiação usada na sequência deste disjuntor. A norma pede um disjuntor menor que a fiação. Por exemplo:

Não seria problema ter um disjuntor de 25A com uma fiação de 4mm2.

Responder
Marcio
Particular - há 6 anos

O Disjuntor no Ar Condicionado não é só para proteger o circuito elétrico e sim o próprio equipamento, portanto esta errado sim, pois neste caso, mesmo que o circuito elétrico seja preservado, no caso de uma sobrecarga do equipamento, este seria seriamente danificado muito antes do disjuntor desarmar!

Carlinhos
Particular - há 5 anos

Primeiro tem que saber a tensão nominal da rede se 110V ou 220V, para depois fazer o cálculo. A maioria dos instaladores sobredimensionam a alimentação e a proteção das instalações.

Gilberto Roza Amancio
Gilamancio Serviços Elétricos e Hidráulicos (Rio de Janeiro Zona Norte, Rio de Janeiro) Gilamancio Serviços Elétricos e Hidráulicos - há 8 anos

Ok o disjuntor correto seria 15 A passando dessa corrente corre o risco de não desarmamento em caso de emergência dependendo da distância do quadro de luz o fio indicado seria de 4 mm

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região