Como escolher a amperagem do disjuntor do medidor de energia?

Ao solicitar a ligação de energia para um apartamento novo, a concessionária pergunta a amperagem do medidor que será instalado. Verifiquei que o disjuntor geral do quadro de energia do apartamento é de 50A. Posso pedir um de 75A para o medidor ou é melhor um de 100A? O sistema do condomínio é 220V trifásico.

Como escolher a amperagem do disjuntor do medidor de energia?

Ao solicitar a ligação de energia para um apartamento novo, a concessionária pergunta a amperagem do medidor que será instalado. Verifiquei que o disjuntor geral do quadro de energia do apartamento é de 50A. Posso pedir um de 75A para o medidor ou é melhor um de 100A? O sistema do condomínio é 220V trifásico.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

10 Respostas

Fabio
Labri Engenharia (Cotia, São Paulo) Labri Engenharia - há 2 anos

Olá DJ,

Se o seu apartamento já está construído e a instalação do padrão de entrada, você deve comunicar o valor do disjuntor do padrão de entrada (seu relógio de energia).

Caso esteja construindo um grupo de apartamentos, recomendo que solicite a ajuda de um eletricista, será preciso entender das normas da concessionária para montagem do padrão de entrada.

Espero ter ajudado.

Responder
Felipe Monteiro

O correto é somar as potencias dos equipamentos existentes na residência e aplicar os devidos fatores de utilização (visto que todos os equipamentos não serão utilizados ao mesmo tempo) para não superdimensionar o padrão, após isso consulta as categorias de atendimento da norma da sua concessionária e vê qual o disjuntor de proteção ira te atender. OBS: Os condutores e eletrodutos devem estar de acordo com essa nova mudança, caso contrario a ligação será reprovada.

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região