Ampliação: Gostaria de saber qual a melhor forma para eu fixar as novas vigas na construção ao lado?

Pessoal, tenho um sobrado recém construido. O meu objetivo é construir outro sobrado geminado. Porém, o meu construtor esqueceu de deixar o arranque/espera das vigas ´para que eu pudesse fixar as vigas da segunda construção.

A construção foi realizada conforme projeto estrutural, e a parede lateral será utilizada tbm como parte da segunda construção geminada.

Gostaria de saber qual a melhor forma para eu fixar as novas vigas na construção ao lado.

Os pilares da nova construção já estão prontos. Agora preciso de uma de uma forma segura e confiável para acorar as novas vigas. Já me aconselharam a furar e amarra, soltar, a ultizar ancoragem quimica, etc.

caso alguém puder me dizer algo que de fato já tenha feito e que seja seguro.

Somente as esperas do primeiro pavimento foram esquecidas.

Ampliação: Gostaria de saber qual a melhor forma para eu fixar as novas vigas na construção ao lado?

Pessoal, tenho um sobrado recém construido. O meu objetivo é construir outro sobrado geminado. Porém, o meu construtor esqueceu de deixar o arranque/espera das vigas ´para que eu pudesse fixar as vigas da segunda construção.

A construção foi realizada conforme projeto estrutural, e a parede lateral será utilizada tbm como parte da segunda construção geminada.

Gostaria de saber qual a melhor forma para eu fixar as novas vigas na construção ao lado.

Os pilares da nova construção já estão prontos. Agora preciso de uma de uma forma segura e confiável para acorar as novas vigas. Já me aconselharam a furar e amarra, soltar, a ultizar ancoragem quimica, etc.

caso alguém puder me dizer algo que de fato já tenha feito e que seja seguro.

Somente as esperas do primeiro pavimento foram esquecidas.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

16 Respostas

Particular - há 5 anos

R: Em sistema metálico, será mais, simples, pratico e rapido, além de ser mais limpo e barato; Traga seu projeto;

A disposição;

Marco Antonio de Souza
Reformas E Acabamentos Finos (Belo Horizonte, Minas Gerais) Reformas E Acabamentos Finos - há 5 anos

Boa noite,pelo modelo de fixação das vigas na parede ao lado da casa vai ocorrer mais carga de sobre-peso lá,já que o vão entre seus pilares e a casa é mais que três de vigas,você deve ter mais pilares colado na casa,você pode abrir um pouco dentro das paredes e fixar dentro das formas o concreto armado,assim é mais segurança,ver a carga de peso das futuras vigas sobre pilares

Responder
carlos luiz da silva
Construzzampp Construção E Serviços (Belo Horizonte, Minas Gerais) Construzzampp Construção E Serviços - há 5 anos

olá boa tarde, para uma nova construção. e necessário somente amarração do esqueleto com uma potencia maior necessária ou seja, colocar no esqueleto ferro mais forte e com maior quantidade, fazer a forma e pronto. muito seguro o novo peso das vigas, assim diminuem o peso e o impacto da construção ao lado.

Responder
Rogério
Rsc - Pinturas, Reformas, Elétrica, Hidráulica E Gesso Decorativo (Juiz de Fora, Minas Gerais) Rsc - Pinturas, Reformas, Elétrica, Hidráulica E Gesso Decorativo - há 5 anos

O que o colega falou na primeira resposta está certo, podendo também nos cantos e meios das vigas do sobrado já existente quebra-las até chegar na ferragens e fazer uma amarração com as ferragens do segundo sobrado

Responder
José Carlos Muiños
Projetos Sustentáveis de Engenharia (Salvador, Bahia) Projetos Sustentáveis de Engenharia - há 5 anos

Prezado,

O ideal é furação horizontal das vigas adjacentes e injeção epoxi.

Para uma análise mais detalhada necessitamos dos dois projetos.

Estamos a disposiçao Sem mais,

Eng. José Carlos Muiños, Crea-Ba 4705-D.

Responder
Ronei
Rg Reformas E Construções (Contagem, Minas Gerais) Rg Reformas E Construções - há 5 anos

Olha oque os colegas falaram nas duas respostas acima é oque eu também te aconselho a fazer , lembrando que o colega falou nunca use solda eletrondo em vergalhões , no mais é seguir oque os colegas falaram

Responder
Ronei
Rg Reformas E Construções (Contagem, Minas Gerais) Rg Reformas E Construções - há 5 anos

Olha oque os colegas falaram nas duas respostas acima é oque eu também te aconselho a fazer , lembrando que o colega falou nunca use solda eletrondo em vergalhões , no mais é seguir oque os colegas falaram

Responder
Carlos Eduardo Caetano
Carlos Construções E Reformas (Belo Horizonte, Minas Gerais) Carlos Construções E Reformas - há 5 anos

Bom dia Bruno, realmente é isso mesmo que os colegas acima sugeriu! Você faz a quantidade de furos nescessário com a bitola da broca superior a bitola do vergalhão a ser usado por exemplo, se o vergalhão for 10mm usa uma broca de 12.5mm. e aconselho fazer os furos com um pouco de inclinação para o produto correr sempre para o final do furo. Pode executar esse trabalho com sikadur.

Elcelino Melo
Celin Pedreiro (Ipatinga, Minas Gerais) Celin Pedreiro - há 5 anos

Realmente Bruno a melhor forma de fixação é a ancolagem química, inclusive este tipo de procedimento é feito em grandes obras como barragens, mas observe que vc deve primeiro descapar a área ao redor fazer o furo com uma profundidade de 30 a 40 cm, a área tem que ser aspirada e depois fazer a colocação do vergalhão com a sika, observe que na hora da concretagem toda a área do concreto também deverá ser embebido com a sika, inclusive, aquelas que vc deixou as esperas.

Nunca utilize solda de eletrodo em vergalhão de construção, pois a solda destempera o vergalhão deixando ele sem maleabilidade ( quebradiço).

Responder
Odenilson José Da Silva Silva

Bruno boa nt olha creio q vai te ajudar bastante e vc terá pouco gasto, vc faz os furos referente as ferros q vc vai colocar , após fazer os direitos compra massa plástica ou veda calha encha os buracos e passa neles também e bata eles com uma marreta até vc sintir q eles estão bem fixisados ,acho que seria o mais viável pra vc .oko obç

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de construção civil na sua região