É correto deixar a grama e usar o entulho no aterro?

Olá, estou construindo uma suíte e o mestre de obras disse que não é preciso remover o gramado para fazer o contra piso. Que a grama vai morrer quando o local for aterrado. Ele também quer usar um pouco de entulho (gerado pela própria obra para o aterro. Pode isso? Deixar a grama e usar o entulho no aterro? Grata

É correto deixar a grama e usar o entulho no aterro?

Olá, estou construindo uma suíte e o mestre de obras disse que não é preciso remover o gramado para fazer o contra piso. Que a grama vai morrer quando o local for aterrado. Ele também quer usar um pouco de entulho (gerado pela própria obra para o aterro. Pode isso? Deixar a grama e usar o entulho no aterro? Grata

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

9 Respostas

Respostas úteis 7
Marcelo Rocha
Denarde Rocha Engenharia (Vila Velha, Espírito Santo) Denarde Rocha Engenharia - há 6 anos

Estimada Sabrina,

Os materiais inertes, isentos de material orgânico, desde que bem compactado ou adensado pode ser usado como preenchimento.

Material de demolição como concreto e reboco, pode ser usado como opção.

Materiais como madeira e origem vegetal ( como grama), nunca devem constituir um aterro porque vão se decompor e seu piso vai ceder.

Responder
Alfredo
Particular - há 6 anos

Galera, entendo que a pergunta deixa claro que não se trata de uma floresta e sim gramado, no processo de decomposição essa grama não abaixaria sequer um milimetro, então não vejo problema algum em deixa lo lá. a pergunta também deixa claro que se trata de "um pouco" de entulho, e que não existe problema algum em deixar no aterro desde que não seja madeira ou algo grande que se decomponha, nessas condições não terá problema algum. Vai por mim, nessas condições descritas na pergunta é comum e seguro a maneira escolhida por seu mestre de obras!

Guilherme
Particular - há 6 anos

Grama nao pode ter em nenhum aterro, pois conforme o tempo ela se decompõe e o seu piso cede.. Entulho tb nao é bom deixar no aterro, pois na hora de cobrir com solo é criado vazios, conforme o tempo, com a humidade e cargas, esses vazios são preenchidos com o solo e também cede.. Sou Engenheiro Civil e espero ter ajudado, abraço !

Particular - há 6 anos

R: A grama é um material vegetal e não pode ser deixado para fazer um aterro, pois na decomposição irá reduzir o volume, agora o entulho se não tiver pedaços grandes pode se utilizar, porém é importante fazer uma boa compactação, com equipamento mecanico de preferencia...

A disposição;

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de construção casas na sua região