Quanto custaria construir uma casa?

Construção de casa com projeto. Terreno íngreme de 200m2. Necessária a construção de fundação para sustentar a casa. Casa teria a fundação mais um andar com 2 quartos, sala, cozinha e 1 banheiro, além área externa a casa para a garagem. Aproximadamente 75m2 de área da casa. Gostaria de receber o valor do projeto mais o valor da mão de obra por m2. O valor passado pelo engenheiro foi de R$10800 para o projeto mais R$850 por metro quadrado (mão de obra). Está caro ?

Quanto custaria construir uma casa?

Construção de casa com projeto. Terreno íngreme de 200m2. Necessária a construção de fundação para sustentar a casa. Casa teria a fundação mais um andar com 2 quartos, sala, cozinha e 1 banheiro, além área externa a casa para a garagem. Aproximadamente 75m2 de área da casa. Gostaria de receber o valor do projeto mais o valor da mão de obra por m2. O valor passado pelo engenheiro foi de R$10800 para o projeto mais R$850 por metro quadrado (mão de obra). Está caro ?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

16 Respostas

Respostas úteis 5
Joao
Arquiteto (Niterói, Rio de Janeiro) Arquiteto - há 6 anos

Bom dia

É muito importante e determinante para uma construção econômica um bom projeto de arquitetura.

No projeto é que se determina o método construtivo mais adequado e econômico. Cobro pelo projeto incluindo estudo preliminar e plantas prontas para aprovação na prefeitura com as devidas RRTs, R$ 60,00/m², para a construção os valores que vc tem não estão muito longe da realidade, o mais econômico seria a obra por administração controlada por planilhas e cronogramas. Neste método é cobrado um percentual de 15% sobre o custo de mão de obra mais materiais.

Estou construindo uma casa em terreno em declive nesses moldes, segue abaixo projeto e fotografia da atual fase. Esta casa tem 120m²

4 fotos
Responder
Eng.° Antonio Alves
Britto (Catu de Abrantes, Bahia) Britto - há 6 anos

O preço dele não está caro. Mão de obra e materiais costuma ficar por volta de R$2000/m² para casas pequenas como essa. O seu custo ainda será maior devido ao terreno íngreme.

Contudo, o ideal é fazer o projeto primeiro para saber o valor real da sua casa. Isso é só uma estimativa e não preço. Pode ser que ele chegue a conclusão de que o preço é inferior a esse após ter os projetos.

Responder
Diego
Particular - há 6 anos

Entendi. O Engenheiro cobrou 10800 para o projeto de casa com fundação e mais dois andares (150m2 de área da casa). Não sabia que uma construção menor poderia custar mais. No caso ele oferece a opção de mão de obra ao preço de R$850 por m2 (sem material).

Felipe Borges
Esfera Engenharia e Construções (Boituva, São Paulo) Esfera Engenharia e Construções - há 6 anos

Olá Diego tudo bem!

Pra você fazer uma casa hoje com um padrão médio de acabamento (porcelanato,telhado caixote, tintas de linha, esquadria de alumínio, mármores e metais e porcelanas de qualidade), você pagaria em média R$ 1.700,00 com a chave na mão ou R$ 750,00 só mão de obra. Um projeto desses em média cobraríamos R$ 3.500,00

Qualquer duvida estamos a disposição.

4 fotos
Responder
Diego
Particular - há 6 anos

Vocês tem representantes no RJ? Gostaria de construir na Taquara (Boiuna).

4 fotos
Jussara Arruda Machado

Depende do lugar e cidade que vai executar a obra, tem as taxas da ART e engenheiro que vai assinar e taxas da prefeitura, seria em torno de $ 2.000,00 mais as taxas, e a construção mão de obra e materiais para padrão médio entre $ 1.200,00 a 1.500,00 o m2. Isso tudo vai depender dos materiais que vc quer usar.

Responder
Diego
Particular - há 6 anos

Seria na Taquara (Boiuna), RJ. Dois terrenos de 200m2(um meu e outro do meu irmão). O orçamento passado foi de $10800 para o projeto de uma casa com 150m2. Estou analisando outros orçamentos. Gostaria de construir uma casa de 75m2 para não ficar muito caro.

4 fotos
Particular - há 6 anos

R: Este tipo de construção sobre pilotis, lhe custaria em média de 1800 reais / m2; As casas em estruturas metálicas são mais praticas, rapidas e com melhor design; Traga seu projeto ou ideias;

A disposição;

VERTEX - OBRAS/ AR COND.

Diego... valores médios levarão você à decepção e gastos excessivos.Não seja precipitado. Vamos analisar por etapas?

1ºLugar: seu terreno tem declive acentuadíssimo. Este detalhe já faz com que sua obra fuja do "preço médio". E tenha um valor diferenciado.

2ºLugar: É necessário fazer o orçamento de construção, para verificar se obra é viável.

3ºLugar: De posse do "Orçamento Estimativo" fazer todo o planejamento financeiro para viabilidade da obra.

Mas você vai me perguntar: - Eng. Marcilaine não tenho o projeto!! E agora???

Diego, é simples... veja:

a) você escolhe um projeto/ croqui e/ou desenho, indicando um modelo/ tipo de construção que deseja. E demais informações que vamos pedir.

b) Vamos fazer um croqui (sem custo) para elaborar o orçamento(custo super acessível).

c) A partir deste croqui vamos definir acabamentos básicos.

d) Elaborar a "Planilha Orçamentária da Obra".

Trabalhamos construindo sonhos... somos uma empresa séria.

Nossos trabalhos são de qualidade, valores acessíveis. Fechando o orçamento o "croqui" da construção para elaboração do orçamento não tem custo e você utilizará o mesmo para as contratações futuras.

Responder
Elizabeth Quintella
Elizabeth Quintella Arquitetura & Design (Rio de Janeiro Zona Sul, Rio de Janeiro) Elizabeth Quintella Arquitetura & Design - há 6 anos

Bom dia . Então, para avaliar valores e comparar, se necessita de detalhamento/especificações. Saber se está incluído projeto de instalações: elétrica, hidrosanitaria, estrutural, telefonia e automa

cão. Além de todo o detalhamento da solução encontrada.Os valores que se podem dar, são pura estimativa. Avalie o construtor pela historia, memória junto ao Cau, estrutura de ferramentas e de escritorio , para que consiga um bom resultado, com taxas, iss, inps, licenças.Além de projeto seguindo normas técnicas.Por vezes um projeto chega ter 50 pranchas de desenho técnico construtivo. Todos este fatores e muito mais entram no orçamento e resultado final.Por vezes se faz necessário, uma consultoria antes de iniciar. Espero ter ajudado.

Responder
Diego
Particular - há 6 anos

Obrigado pela resposta Elizabeth! o valor do projeto inclui arquitetura, estrutura de concreto armado (forma e armadura), elétrica, hidráulica, esgoto e águas pluviais.

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de construção casas na sua região