Análise de viabilidade de paineis solares em apartamento

Primeiramente gostaria de confirmar qual é a viabilidade de instalação de paineis de energia solar em apartamentos que já estão prontos. E se necessariamente todos no prédio podem se beneficiar disso (é um condominio grande de nível mais popular e que já está 100% pronto, entregue e com mais da metade de ocupação). Gostaria de sugerir ao síndico esta alternativa, mas é necessária esta avaliação para ser levada para discussão com os demais proprietários.

Análise de viabilidade de paineis solares em apartamento

Primeiramente gostaria de confirmar qual é a viabilidade de instalação de paineis de energia solar em apartamentos que já estão prontos. E se necessariamente todos no prédio podem se beneficiar disso (é um condominio grande de nível mais popular e que já está 100% pronto, entregue e com mais da metade de ocupação). Gostaria de sugerir ao síndico esta alternativa, mas é necessária esta avaliação para ser levada para discussão com os demais proprietários.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

5 Respostas

Genilson Santos

A utilização da energia solar em condomínios é algo que está em pleno crescimento no Brasil. Existem várias formas de aplicarmos a Energia Solar para redução de custos com energia, e para saber qual melhor se adequa a sua necessidade, faz-se necessário a obtenção de mais detalhes sobre o consumo do condomínio. Em geral o investimento se amortiza num prazo de até 10 anos. Todavia, existem outras modalidades que oferecemos onde o investimento é ainda menor e a redução de custos imediata.

Aguardamos seu contato para detalharmos um pouco mais o projeto.

Responder
INSOLE TECNOLOGIA AMBIENTAL
Insole Tecnologia Ambiental (Recife, Pernambuco) Insole Tecnologia Ambiental - há 9 anos

Prezada Ana,

É sempre bom saber que as pessoas estão percebendo que a energia solar fotovoltaica trata-se de uma economia real e não somente um produto sustentável.

Temos caso em condomínio que tiveram esta intensão e estão se planejando para utilizar.

Geralmente a energia gerada é utilizada para abater no custo com eletricidade da área comum do condomínio.

o ideal seria fazer uma análise mais detalhada para indicar a melhor solução inclusive qual a estimativa de retorno deste investimento.

Fico a disposição.

Adiel Melo

Responder
Henrique Almeida
Sunvolt Energia Solar (Campinas, São Paulo) Sunvolt Energia Solar - há 9 anos

A energia elétrica gerada é diretamente proporcional à área de painéis solares, ou seja, se você tiver somente o telhado do prédio como área disponível pode ser que seja insuficiente para todos os apartamentos se beneficiarem. Provavelmente a área será suficiente apenas para 2 ou 4 apartamentos. Mas vocês podem sim usar painéis chamados de BIPV que se integram à fachada do edíficio, por exemplo envidraçando uma fachada com bastante ensolação. Outra opção de aproveitamento do espaços é instalar coberturas solares para estacionamentos de carros.

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de painéis solares na sua região