Posso aproveitar o máximo do terreno encostando as paredes tanto no fundo quanto nas laterais?

Olá, gostaria de tirar uma dúvida.

Quero construir um sobrado no fundo do meu tereno 10x 20 mts, quero aproveitar a frente para ua futura area de lazer, gostaria de saber se posso aproveitar o máximo do fundo e as laterais, encostando as paredes tanto no fundo quanto nas laterais...

Obrigado

Posso aproveitar o máximo do terreno encostando as paredes tanto no fundo quanto nas laterais?

Olá, gostaria de tirar uma dúvida.

Quero construir um sobrado no fundo do meu tereno 10x 20 mts, quero aproveitar a frente para ua futura area de lazer, gostaria de saber se posso aproveitar o máximo do fundo e as laterais, encostando as paredes tanto no fundo quanto nas laterais...

Obrigado

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

6 Respostas

Respostas úteis 1
MORERO ARQUITETURA Arquitetura e Alvará de Construção

Olá, pelo visto acredito que vocês queiram uma construção em forma de "L" no fundo do terreno. Isto é perfeitamente possível. Temos grande experiência em projetos e aprovações na prefeitura de sp, Fico à disposição !

Responder
Verônica Espinosa
Engª Verônica Espinosa (Osasco, São Paulo) Engª Verônica Espinosa - há 7 anos

Pode sim. Porém não pode realizar a abertura de janelas para o fundo e laterais. Se for necessário realizar essas aberturas, deve haver um recuo de 1,50 laterais e 0,80 fundos. Além disso deve ser sempre observada a taxa de ocupação do lote. Já executei estudos e projetos em SP dessa forma e pode ser feito. Estou à sua disposição.

Responder
Hisatake Harada
H.H. Engenharia e Projetos Ltda. (São Paulo Zona Sul, São Paulo) H.H. Engenharia e Projetos Ltda. - há 7 anos

Olá Beto,

De acordo com lei de zoneamento de São Paulo: no fundo só pode ser de edícula ou garagem de uso não permanente. Recuos laterais são função de altura da edificação, no caso térreo ou até 2 pavimentos precisa de 1,50 m. Mas para ter certeza aconselho fazer uma consulta técnica na subprefeitura do seu bairro antes de fazer obra.

Harada

Responder
Presley Virgem de Andrade
Projalpha - Projetos De Engenharia (Palmas, Tocantins) Projalpha - Projetos De Engenharia - há 7 anos

O certo é ir na prefeitura da sua cidade e procurar saber sobre os limites mínimos de recuos. É certo que você não pode usar 100% da área do lote. As normas consideram que deve ser deixado os recuos para iluminação e ventilação natural dos ambientes. Cada município tem o seu código de Obras e Postura. Portanto, procure um profissional de Engenharia e/ou Arquitetura e esclareça o que pode ser feito no seu lote.

Rogerio Brites
RB Carture - Arquitetura e Engenharia (São Paulo Zona Norte, São Paulo) RB Carture - Arquitetura e Engenharia - há 7 anos

Boa tarde Beto, o ideal seria aproveitar essas laterais e fundo para ventilação e iluminação. O ideal seria recuar o máximo possível, mas permitir esse fundo e lateral. Além de ter um ambiente mais agradável você poderá garantir a queda alguns gastos se considerado isso em projeto de forma adequada. Seria mais garantido fazermos um estudo para mostrar como ficaria melhor e resolveríamos de forma mais adequada esse problema e permitir, mesmo com estes recuos, a sua área de lazer e paisagismo na frente da sua residência. De qualquer forma, estes recuos são normativas de zoneamento e deve ser analisado junto com a prefeitura e leis para saber se você poderia fazer isso, dependendo do local é "permitido", mas como disse é possível fazer o que você deseja e manter esse recuo.

Responder
Paulo Perassolli
Perassolli Engenharia Civil (Jundiaí, São Paulo) Perassolli Engenharia Civil - há 7 anos

Olá Beto, Os recuos são definidos na lei de zoneamento da sua cidade, sugiro que procure um profissional da sua cidade para que te passe esta informação e faça o projeto e aprove-o no município, para maiores esclarecimentos entre em contato comigo.

Eng° Paulo Perassolli