Aproveitei o neutro da lampada na tomada e deu curto. O que fazer?

A tomada da cozinha da casa onde moro parou, e por falta resolvi mexer pois é onde ligo a geladeira, cheguei a conclusão que o problema era no neutro, e como nao sabia de onde o fio vinha, aproveitei o neutro da lampada de 4mm e liguei com a fase que ja estava na tomada. Deu curto e desligou tudo kk o que eu faço? O erro foi ter aproveitado o neutro de outra ligação?

Aproveitei o neutro da lampada na tomada e deu curto. O que fazer?

A tomada da cozinha da casa onde moro parou, e por falta resolvi mexer pois é onde ligo a geladeira, cheguei a conclusão que o problema era no neutro, e como nao sabia de onde o fio vinha, aproveitei o neutro da lampada de 4mm e liguei com a fase que ja estava na tomada. Deu curto e desligou tudo kk o que eu faço? O erro foi ter aproveitado o neutro de outra ligação?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

9 Respostas

Respostas úteis 1
Particular - há 5 anos

R: Deve ser analisado se realmente era o neutro... provavelmente era a fase... deve-se medir a corrente antes de qualquer utilização; e pegar a fase / neutro antes do interruptor...

A disposição;

Adauto Santos
Velox Construções (Ceilândia, Distrito Federal) Velox Construções - há 5 anos

Bom dia...

Pelo que percebi na sua descrição vc deve ter usado o retorno da lâmpada e não o neutro...

Vc deve puxar um neutro que venha pelas caixas 4 x 2 essa que vai o terminal de interruptor e tomada ok !!!

Caso tenha alguma duvida teremos o maior prazer em ajudar, entre em contato conosco !!!

Responder
Márcio Araújo Santana
Sse ( Santana Serviços Em Eletricidade ) (São Paulo Zona Sul, São Paulo) Sse ( Santana Serviços Em Eletricidade ) - há 5 anos

Bom dia sr. Jhonatan:

Não corra riscos desnecessários, cuidado com a energia elétrica, antes de efetuar qualquer serviço na rede procure desligar a chave geral ou disjuntores do circuito. O curto circuito ocorrido pode ter sido ocasionado por um problema com o neutro derivado para a tomada.

Consulte sempre um profissional eletricista.

Boa sorte!

Responder
Dayvid Carlos
Dcr Serviços (São Paulo Zona Leste, São Paulo) Dcr Serviços - há 5 anos

Não há nenhum problema em usar o neutra da lâmpada na tomada, porém não é aconselhável, separamos lâmpadas em uma rede e tomadas em outra, porém no normal não haverá se aproveitar um para outra caso seja instalação normal, todavia se estiver um DR ou outro dispositivo de segurança ele não deixará vc fazer esse tipo de ligação ele desligará, aí não vão ter jeito irá ter que puxar fiação nova de neutro para essa tomada

Responder
Humberto Sousa de Oliveira

O colega Gracelino respondeu bem... mas é importante você verificar as ligações... é comum em casas antigas ou que não tiveram acompanhamento a inversão de polos nas redes... isso gera sim... pontos de curto e até aquecimento nas redes... mapeie sua instalação... verifique de onde vem os neutros... certifique-se se esse fio de 4mm não vem de uma ligação mais pesada... se tiver duvidas... contate me por telefone, agendamos uma visita...

Responder
Gracelino Ferreira Do Nascimento
Serralheria E Eletricista Predial E Residencial (Ceilândia, Distrito Federal) Serralheria E Eletricista Predial E Residencial - há 5 anos

O que vc provocou foi um curto circuito, no caso se era o neutro o problema deve se procurar onde ouve o problema é refazer de onde o fio vem se for do quadro de distribuição, para pegar o mesmo circuito

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região