ar condicionado

que tipo de material eu uso para instalar um ar condicionado

ar condicionado

que tipo de material eu uso para instalar um ar condicionado

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

5 Respostas

Jefferson Paulino de Souza
Gela Rápido Ar Condicionado (Ribeirão Preto, São Paulo) Gela Rápido Ar Condicionado - há 9 anos

Primeiramente as instalações de ar condicionado split devera ser feito por técnicos especializado.

Os materiais necessários para instalação de ar condicionado split é:

Tubo de cobre, isolante térmico para o tubo de cobre, cabo pp 2 ou 4 vias,

fita isolante, suporte para condensadora, bomba de vácuo,

manifold, parafusos de fixação, buchas, arruelas,

nível de precisão, furadeira, serra copo diamantado.

Att,

jefferson Paulino / Gela Rápido

Responder
Rogério Trigo Valentim

Bom dia senhor Luciano!

Passo para instalar um ar condicionado:

1- A escolha do aparelho - Janela (ACJ) ou SPLIT e marca.

2- Cálculo de carga térmica para dimensionamento correto do ambiente ou seja calcular a quantidade total de calor que deve ser removida, para manter as condições desejadas e a temperatura dentro do ambiente.

1- A escolha do aparelho - Janela (ACJ) ou SPLIT e marca.

3- Croqui de instalação

3.1- Local de fixação do evaporador (Unidade Interna) - fazendo com que o ar circule na melhor maneira possível.

3.2- Local de fixação do condensadora (Unidade externa) - Não instalar próximo a fontes de calor, exaustores ou gases inflamáveis, não instalar em locais com ventos predominantes ou expostos a poeira, não instalar em locais sujeitos a chuvas fortes, não instalar em locais com umidade, irregulares ou desnivelados, não instalar em locais isolados do ambiente externo, não instalar com distância e desnível maior que a capacidade da máquina permite

4- Medir distâncias entre a unidade condensadora (unidade externa) e evaporadora (unidade interna), verificando a quantidade de tubo de cobre, isolante de tubo, cabo PP e tubo de dreno.

5- Ponto de alimentação do equipamento, verificando a tensão de alimentação do aparelho conforme a tensão de onde vai fazer a instalação de ar condicionado (110 v. ou 220 v.) e a potência. Instalar o equipamento em uma rede individual e nunca na mesma rede de outros equipamentos.

6- Hidráulica (drenagem da água) - A água do dreno desce por gravidade, com exceção do modelo cassete que tem que ser instalado com bomba de drenagem. Jamais deve se conectar o dreno em rede de esgotos, procure água pluvial, o dreno consegue trazer para dentro do ambiente todo o cheiro do local aonde ele foi conectado, em ultimo caso coloque um sifão.

7- Ferramentas, Instrumentos e Insumos necessários para Instalação:

- Multímetro – Alicate Amperímetro.

- Termômetro Digital (5 pontas).

- Vacuômetro.

- Conjunto de manômetros (Alta e Baixa).

- Bomba de Vácuo - O vácuo é um procedimento de limpeza da tubulação dos aparelhos de ar condicionado. Ele é extremamente importante para eliminar todo tipo de sujeira que pode acumular nessa tubulação, impedindo a entrada de poeira ou outras substâncias que podem danificar o aparelho. O vácuo também reduz a pressão no sistema fazendo com que a umidade evapore, pois a umidade, se misturada com o gás refrigerante, pode gerar muita acidez, que acabará por danificar o compressor, ou formará blocos de gelo na evaporadora. Esta área está cheia de profissionais sem qualificação, que muitas vezes fazem um trabalho de má qualidade prejudicando, principalmente, o consumidor. Se o procedimento de vácuo não for feito o aparelho pode funcionar normalmente por um certo tempo, mas a sua vida útil com certeza será menor. Por exemplo, um ar-condicionado que duraria em média oito anos com uma instalação bem feita, sem o procedimento de vácuo, em pouco tempo ele começará a apresentar problemas.

-EPI (Equipamento de proteção individual).

- Tubo de Cobre Flexível.

-ETC.

Para evitar problemas futuros, solicite uma visita técnica junto a nossa empresa. Nossos funcionários tem formação e são cadastrados junto ao CREA.

Puri Café e Ar Condicionado.

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de ar-condicionado na sua região