Como instalar o ar-condicionado?

Boa noite

Tenho dois ar condicionados de 110V, janela, instalado em meu apartamento, a instalação e independente, ou seja um disjuntor para cada. Me informaram que teria que trocar os disjuntores, de até 25 A, pois estão de 30A.

A ligação do apartamento é Bisafica.

Como instalar o ar-condicionado?

Boa noite

Tenho dois ar condicionados de 110V, janela, instalado em meu apartamento, a instalação e independente, ou seja um disjuntor para cada. Me informaram que teria que trocar os disjuntores, de até 25 A, pois estão de 30A.

A ligação do apartamento é Bisafica.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

9 Respostas

Respostas úteis 3
Erivelson  Machado

Eletricista industrial e residencial Erivelson, a instalação de determinados equipamentos como ar condicionado deve sim ter circuito independente, mas é necessário saber a potência do equipamento para determinar qual o disjuntor de proteção adequada.

Responder
Fatima
Particular - há 5 anos

Boa noite, obrigada a todos. Os ar condicionados, como informei todos dois tem ligação independente (um disjuntor para cada). A minha dúvida seria sobre os disjuntores a ser utilizado. Mas, já verifiquei, estão com de 15A (cada).

Marcos José Batista

Troca de disjuntores só pode ser feita com uma inspeção técnica ,tem que ser feita uma avaliação da amperagem do equipamento e verificar se o disjuntor está sendo exclusivo para o equipamento,ar condicionado tem que ser ligação independente .

Responder
Jorge Luis de Carvalho
Ohm Automação & Elétrica (Belford Roxo, Rio de Janeiro) Ohm Automação & Elétrica - há 5 anos

Sim, os circuitos tem que ser independentes, e proteção depende da potencia dos equipamentos.

Responder
Cesar de Alencar Ferreira Da Silva

Sim TDS os circuitos devem ser separados uns dos outros , porém os disjuntores devem ser d acordo com a potência dos AR,. e assim vc terá uma estação segura ,. No entanto como vc mesma tinha dito sobre os atuais disjuntores aí ,. O de 30A seria muito pesado teria realmente q ser de 25A.

evanildo santos santiago santiago
JEL - R TÉCNICA EM MONTAGEM E INSTALAÇÕES ELÉTRICAS, HIDRÁULICAS E REFORMAS EM GERAL (Rio de Janeiro Zona Oeste, Rio de Janeiro) JEL - R TÉCNICA EM MONTAGEM E INSTALAÇÕES ELÉTRICAS, HIDRÁULICAS E REFORMAS EM GERAL - há 5 anos

Sim todos ar ou chuveiro tenhe que ter suas instalações independente ok circuito pra cada um ok

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região