Como instalar o ar-condicionado?

Olá, boa noite...

Gastaria de saber se posso passar 3 fases e apenas 1 neutro na instalação de 3 ar condicionados de janela de 110v sendo um de 10 mil btus e dois de 7500 btus, estou utilizando fios de 6mm.

Como instalar o ar-condicionado?

Olá, boa noite...

Gastaria de saber se posso passar 3 fases e apenas 1 neutro na instalação de 3 ar condicionados de janela de 110v sendo um de 10 mil btus e dois de 7500 btus, estou utilizando fios de 6mm.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

13 Respostas

Edgar Antonio F  Santos
Ideal Reformas E Constru (Salvador, Bahia) Ideal Reformas E Constru - há 6 anos

boa tarde

eu olhei as respostas anteriores e nenhum esplicou o pq da sua resposta.

e o seguinte poder colocar o negativo ou neutro como queira chamar pode !!!!!!!!!!!

agora nao deve pq

a bitola do fio e também a sua proteção se houver um defeito todos vão parar.

o ideal e colocar um neutro para cada aparelho tal como suas devidas proteçoes de dispositivo DR e dijuntor

Responder
CLÁUDIO MARCOS LOUREIRO DA SILVA

Aconselho procura um profissional para definir o que precisa ser feito.Mas cada aparelho a sua alimentação independente.A bitola do cabo vai variar de acordo com a potência do aparelho e a distância que está em relação ao quadro de distribuição, geralmente casas monofásicas 127volts não tem as dependências muito longe da distribuição, não considerando banheiros de edícula, pode calcular a bitola do cabo pela corrente de consumo do aparelho.segue em anexo uma planilha de conversão.

Responder
Francisco da Silva Pereira

Boa tarde,como meus amigos eletricistas ja responderam, só reforçando que cada aparelho de ar condicionado deve ter seu circuito independente (fase,fase ou fase e neutro,no caso de aparelho em 127 volts).

Disjuntores monopolar para 127 v e bipolar para 220 v.

Também não esqueça de providenciar o cabo de proteção (terra).

Responder
Sérgio Ivo Ribeiro

E com muita satisfação que colaboro com você Aragão.

Bem os aparelhos de Ar condicionado tem que ter seu circuito independente. Quanto a bitola dos fios depende da distancia da caixa de distribuição e o aparelho. Se for até uns 15 metros use cabinho de 4 mm. (para não ter dor de cabeça no futuro.) espero que a resposta tenha resolvida suas duvidas. Um abraço.

Responder
Particular - há 6 anos

R: Para dimensionar a bitola do fio deve-se saber a distancia entre o dijuntor e a ligação; Cada aparelho deverá ter um circuito independente para não ter queda de tensão;

A disposição;

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região