Como instalar o ar-condicionado?

Ar condicionado 9.000Btus qual a amperagem do disjuntor bipolar? E a milimetragem do fio?

Como instalar o ar-condicionado?

Ar condicionado 9.000Btus qual a amperagem do disjuntor bipolar? E a milimetragem do fio?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

11 Respostas

Roberto Carlos Scheer

Os colegas acima estão certos , cabo PP 1,5 para ligação evaporadora e condensadora e fio 2,5 para a elétrica no minimo, pode ser maior.

O disjuntor é de 10A curva C.

A elétrica tem que ser feita por eletricista credencia na Eletropaulo, se for prédio o sindico exigirá ART" Assinatura de Responsabilidade Técnica".

Nós temos o devido registro no CREA e temos Engenheiro responsável isso é imprescindível.

Responder
Ajatoar
Ar Condicionado Materiais (Caieiras, São Paulo) Ar Condicionado Materiais - há 6 anos

Bom dia a a todos, Sra. Criatiane , normalmente as empresas de instalação de ar condicionado , pedem para que o cliente forneça um ponto 220v e ponto de dreno .geralmente para equipamentos de 9.000 btus o Disjuntor e de 10 A e o fio de 2,5 mm Porém estas especificações a Sra . Tem que contratar um eletricista para avaliar a carga Térmica do quadro , pois isso feito por leigos poderá trazer transtornos irremediáveis. Espero ter ajudado .

Responder
José Martins Azevedo
DRM Consultoria Sistema de Climatização & Sistema de Incêndio (São Paulo Zona Sul, São Paulo) DRM Consultoria Sistema de Climatização & Sistema de Incêndio - há 6 anos

Bom dia Cristiane, para a instalação de um aparelho de ar condicionado, normalmente o Técnico solicita um ponto elétrico e o dreno da evaporadora. Após estes dois pontos executados ai se da a instalação do aparelho de ar. A execução destes dois pontos e fundamental que o Técnico do ar passe as informações corretas para as pessoas que vão executar estes serviços tais como altura de dreno e posição e bitola da fiação e disjuntores.

Responder
Antonio Carlos
Instalacao Revisão Ar - Condiciinado (São Paulo Zona Sul, São Paulo) Instalacao Revisão Ar - Condiciinado - há 6 anos

Os amigos ja responderão a pergunta , nesse caso procura uma pessoa que entende e que seja responsavel ou apita para executa a instalação , não vai chama o eletrecista e manda liga seu ar condicionado porque e diferente , involve comando eletrico mecanico etc... ok

Responder
Adriana Santos
Bahrao Serviços (Campinas, São Paulo) Bahrao Serviços - há 6 anos

Olá, o disjuntor pode ser 10A curva "C" bipolar e a bitola do cabo de interligação entre evaporadora e condensadora 1,5mm² e alimentação vinda do disjuntor 2,5mm² mais aterramento.

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de ar-condicionado na sua região