Quais as consequências de remover os tirantes do arco que cobre um galpão?

Boa tarde.

Gostaria de saber as consequências que teria se remover os tirantes do arco que cobre um galpão.

Quais problemas teria na estrutura do arco, da edificação e das fundações?

Quais as consequências de remover os tirantes do arco que cobre um galpão?

Boa tarde.

Gostaria de saber as consequências que teria se remover os tirantes do arco que cobre um galpão.

Quais problemas teria na estrutura do arco, da edificação e das fundações?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

8 Respostas

Respostas úteis 2
Thiago Barbosa Santana
Sath Serralheria (Franco da Rocha, São Paulo) Sath Serralheria - há 7 anos

Bom dia!

Entendo que o objetivo de remoção dos tirantes seria para aproveitamento de espaço ou estética.

Em ambos os casos os tirantes não podem ser removidos mas podem ser substituídos por outros sistemas de travamento.

Como a função dos tirantes é de garantir a estabilidade e compensação das forças horizontais, com certeza o cálculo dessa estrutura exige esse travamento.

Portanto nunca retire esses itens sem uma avaliação técnica.

Mas também não desista da sua idéia, pois com certeza existe uma alternativa que atenda sua necessidade.

À disposição, obrigado!

Responder
Julio Bekouf
Bkf Arquitetura Ltda (Osasco, São Paulo) Bkf Arquitetura Ltda - há 7 anos

A consequência deste ato é simples, pode levar a estrutura a colapso e, com isso, a responsabilização pode atingir as esferas cível e criminal.

Só pelo teor da pergunta dá para imaginar que você é leiga no assunto, fazer interferências nas estruturas de edificações sem a devida participação de um profissional habilitado e registrado em conselho de ordem fere a lei.

Comece contratando um engenheiro ou arquiteto, passe para ele seu desejo para a edificação e terá a resposta certa sobre os limites de uma eventual reforma.

Responder
Cassio Geraldo Marques Silva
Ccm Eletricidade E Engenharia S/s Ltda.me (Santana de Parnaíba, São Paulo) Ccm Eletricidade E Engenharia S/s Ltda.me - há 7 anos

Oi Annalu, tudo bem? Quando criança, você deve ter brincado de arco e flecha, não? Pergunto: se você retirasse a corda do arco, o que aconteceria? Pois bem, no seu caso o tirante tem a mesma função da corda, ou seja, manter o arco tensionado. Porem, no caso da cobertura do galpão, se voce retirar o tirante, provavelmente irá causará a desestabilização da estrutura, podendo até causar o colapso da mesma. Em nenhuma hipótese faça isso sozinha. Consulte um profissional habilitado com registro de Engenheiro Civil no CREA, com experiencia em cálculo estrutural. Boa sorte.

Responder
Marcio
Vidraçaria (Guarulhos, São Paulo) Vidraçaria - há 7 anos

Boa tarde.

Os tirante tem a função de evitar qualquer dano a estrutura caso tenha um peso sobressalente ou as colunas que seguram esse arcos não tenham muita resistência. Sendo assim, para retirada do mesmo temos que fazer um calculo estrutural dos arcos e verificar se tem algum travamento nas colunas e sua altura. Más sem um laudo de algum engenheiro é aconselhável não retirar os tirantes.

Responder
Particular - há 7 anos

Annalu, bom dia; Os tirantes são elementos estruturais, semi rigidos que possuem a função de absorver movimentações da estrutura causadas pela sobrecarga ou de ventos que agem sobre as estruturas; Não é indicado a retirada dos tirantes, porém possue a possibilidade de fazer a substituição dos tirantes que ligam os pilares por um sistema que lhe possibilita maior aproveitamento da altura, criando uma celula no centro do arco, com tirantes em cabo de aço e esticadores; A disposição; ScalaTécnica Estruturas Metálicas

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de reformas galpões industriais na sua região