Como proceder com uma construção no subsolo?

Gostaria de fazer uma área gourmet/lazer no subsolo da minha construção(terreno em declive).Durante a escavação,que foi paralizada,encontrei as bases dos pilares.É possível nivelar o terreno para obter um Pé direito confortável aprofundando essas bases sem comprometer a estrutura?Ou há uma outra possibilidade de execução?

Como proceder com uma construção no subsolo?

Gostaria de fazer uma área gourmet/lazer no subsolo da minha construção(terreno em declive).Durante a escavação,que foi paralizada,encontrei as bases dos pilares.É possível nivelar o terreno para obter um Pé direito confortável aprofundando essas bases sem comprometer a estrutura?Ou há uma outra possibilidade de execução?

2 fotos
Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

18 Respostas

Respostas úteis 4
Vitor Henrique Alonso  de Jesus

Boa tarde André,

É possível sim fazer a execução deste serviço e ainda aproveitar o máximo do pé direito, levando em consideração que será necessário acompanhamento de um engenheiro estrutural para melhor avaliação em loco.

Responder
Valdemir Nogueira Chagas

André, bom dia!

Não é aconselhável tirar mais material do que o nível que aparece na foto, se estiver com pé direito próximo de 2,70 metros está bom, caso contrário contrate um consultoria com um engenheiro civil para analisar a situação. Minha sugestão é que mantenha o mais arejado possível esse ambiente. A CKS Consultores faz este tipo de consultoria.

VALDEMIR CHAGAS - Engenheiro Civil

Responder
André
Particular - há 7 anos

Obrigado Valdemir,de fato as paredes laterais serão derrubadas afim de arejar mais o ambiente.Quanto as considerações quanto aos pilares,recebi a sujestão de concretar o piso com laje e negativo em volta dos mesmos,procede?

Vital
Plena Obras (São Paulo Zona Oeste, São Paulo) Plena Obras - há 7 anos

André, vou dar uma ideia que não envolve maiores riscos e artifícios estruturais:

Escave o piso até a profundidade desejada, sem mexer nos blocos dos pilares e nem nos baldrames das paredes de contenção.

Construa uma espécie de mureta de arrimo, afastada cerca de 60 cm (profundidade de uma bancada, banco ou mesmo churrasqueira) para não abalar a parede de contenção existente.

Aproveite as paredes dos blocos dos pilares e eleve-as a uma altura que sejam usadas como bancadas, banco ou aparadores, o que achar melhor, ao redor das colunas (parece que são duas, certo?).

Tomando a devida cautela com a impermeabilização, (inclusive nas junções com os blocos e muretas) e esgotamento da água de lavagem e da pia, execute uma laje para contrapiso, do tipo "radier" (em concreto com armadura nas duas direções) sobre base compactada.

Espero ter ajudado, fico à disposição caso necessite de orientação e outros esclarecimentos.

Boa sorte.

Responder
Maciel Prates Engenharia e Consultoria Ltda

No caso faz necessario um reforço sim, e evite de escavar na regiao dos pilares, pois o mesmo pode sofrer recalque na regiao com a movimentaçao do solo e isso não é bom que ocorra de forma forçada. Para mais informações Gabriel Mendes INFRAESTRUTURA BH á sua disposição !!!

Responder
Claudio Scalfone
Claudio Scalfone Arquitetura (Belford Roxo, Rio de Janeiro) Claudio Scalfone Arquitetura - há 7 anos

Andre, pelas fotos parece que você tem aprox. 2,40m de pe direito, mas ainda tem o contrapiso a ser feito. Voce pode aflorar a fundação uns 10cm e executar o contrapiso sem problema.

Responder
André
Particular - há 7 anos

Obrigado,Claudio.Mas será necessário escavar um pouco mais para alcançar os 2,50 mts de pé direito nos pilares centrais,nos laterais realmente não haverá necessidade.

Francisco Florido

Oi André,

Acho que o pé direito que aparece na foto seja o suficiente. Mas o ideal é um projeto para que se estude as possibilidades.

Estamos a disposição.

Francisco Florido

Responder
Audra Nóbrega Arquiteta
Audra Nóbrega (Curitiba, Paraná) Audra Nóbrega - há 7 anos

Bom dia, André;

A melhor sugestão é o planejamento. Contrate um arquiteto, ele poderá aproveitar o espaço da melhor forma.

Atendemos Curitiba e região.

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de construção casas na sua região