Como proceder com construção em terreno com área invadida?

Tenho um terreno que quando comprei já se encontrava murado. Recentemente ao fazer um projeto predial, verifiquei que o muro do vizinho e parte de sua casa adentrou em torno de 25cm, O engenheiro disse que por se tratar de um lote estreito, esta invasão prejudica a eficiência da garagem (subsolo).

Pergunto se posso executar o projeto, considerando que para o afastamento a ser respeitado pela lei da Prefeitura os 25cm podem ser considerados e se posso colocar os pilares avançando o muro, caso não, se no espaço aéreo sobre o muros posso avançar com a obra , incluindo meus 25cm.

Fiz a topografia e foi constatada a invasão,

Como proceder com construção em terreno com área invadida?

Tenho um terreno que quando comprei já se encontrava murado. Recentemente ao fazer um projeto predial, verifiquei que o muro do vizinho e parte de sua casa adentrou em torno de 25cm, O engenheiro disse que por se tratar de um lote estreito, esta invasão prejudica a eficiência da garagem (subsolo).

Pergunto se posso executar o projeto, considerando que para o afastamento a ser respeitado pela lei da Prefeitura os 25cm podem ser considerados e se posso colocar os pilares avançando o muro, caso não, se no espaço aéreo sobre o muros posso avançar com a obra , incluindo meus 25cm.

Fiz a topografia e foi constatada a invasão,

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

9 Respostas

FUTURA Topografia e Projetos
FUTURA Topografia e Projetos (Montes Claros, Minas Gerais) FUTURA Topografia e Projetos - há 4 anos

O primeiro passo para todas as situações é fazer um levantamento topográfico com uma planta mostrando as dimensões e confrontantes.

O profissional da Agrimensura irá lhes ajudar a saber como, quanto e onde obteve a invasão. O próximo passo é levar a planta para aprovação na prefeitura mostrando assim que você tem interesse em resolver o problema (lembre-se sempre, quem não registra não é dono). Após comprovado a invasão com profissional capacitado e registro em prefeitura tente entrar em contato com o seu vizinho e explicar amigavelmente com ele sobre a situação (afinal vocês iram conviver lado a lado). Caso após estas 3 etapas não consiga resolver seu problema, recomendo procurar um advogado e resolver por meio judicial.

A CCAL Engenharia está aí para ajudar, qualquer duvida ou sugestão, entre em contato conosco!

3 fotos
Responder
Cláudio Luiz Martins de Souza

O levantamento não se restringe só a seu lote. Tem que ver de onde partiu o erro. Se todos os outros lotes da quadra estiverem certos e a interferência do vizinho o culpado é o mesmo, amigavelmente você pode usar os 25 cm com anuência do vizinho confrontante com laudo e documentos reconhecidos em cartório. Se não conseguir é entrar com ação de reintegração de posse. A abertura de janelas, diferenças nas medidas de afastamento feitas por confrontantes sem anuência do titular do terreno não lhe dá direito de invadir e aberturas confrontantes ao muro. É partir para um advogado e um laudo planimétrico feito por profissional credenciado que você terá sua parte restituída ou indenizada judicialmente. Invasão não é usucapião, quem invade e constrói em divisas que não lhe pertence esta errado previsto na Constituição federal do Brasil.

Responder
Liselane Ambrosio
Projetos De Arquitetura E Habite-se (Contagem, Minas Gerais) Projetos De Arquitetura E Habite-se - há 7 anos

Você deve seguir a orientação do engenheiro, pois ele tem que saber os parâmetros urbanísticos. Quando o terreno está menor, os parâmetros tem que obdecer o real e não o que está no CP. Infelizmente, o que perdeu está perdido.

Responder
Djalma
Manuforte (Belo Horizonte, Minas Gerais) Manuforte - há 7 anos

Deve obter um técnico junto a prefeitura, de localização e dimensional. Com isto em mão confrontar com a sua escritura ou documento de posse e seu respectivo registro junto ao registro de imóveis. Confirmando a invasão, então ao meu ver existe duas formas, em contato com o vizinho obtento uma autorização por escrito ou por forma legal. .

Responder
Carlos Alberto Oliveira Queiroz
CLE Serviços de Engenharia (Niterói, Rio de Janeiro) CLE Serviços de Engenharia - há 7 anos

Entendi que pela sua explicação o vizinho invadiu seu terreno em 25 cm. Voce contratou um profissional que fez para voce um projeto sem verificar as reais dimensões existentes e agora com tudo aprovado na prefeitura a construção está ficando menor por causa do muro do vizinho. Se a invasão está sendo somente do muro minha sugestão é entrar em contato com o vizinho e solicitar a demolição para que você possa construir dentro do seu terreno. Se o que está invadindo seu terreno é a casa do vizinho então você deve mudar seu projeto para adequar a situação real e depois entrar num acordo com seu vizinho. Esse tipo de situação é muito comum porque mutas vezes os terrenos são irregulares e as pessoas constroem sem plantas e sem projetos.

Responder
Claudio F. Barros
Ognaax Tecnologia E Serviços (Pouso Alegre, Minas Gerais) Ognaax Tecnologia E Serviços - há 7 anos

Deve obter um técnico junto a prefeitura, de localização e dimensional. Com isto em mão confrontar com a sua escritura ou documento de posse e seu respectivo registro junto ao registro de imóveis. Confirmando a invasão, então ao meu ver existe duas formas, em contato com o vizinho obtento uma autorização por escrito ou por forma legal. Lembre-se tudo deve ser feito com boa cautela pois ele é seu vizinho.

Responder
Marcellos Gomes Versiani
Marcellos Gomes Versiani (Januária, Minas Gerais) Marcellos Gomes Versiani - há 7 anos

Voce deve contratar um profissional para emitir um Laudo que constate realmente a invasão. após constatado se não resolver amigavelmente a demanda terá que ser judicial. Quanto a construção o projetista deveria ter medido o terreno atual e prever o projeto conforme a realidade e não somente pela escritura.Voce não pode invadir de forma nenhuma o terreno de terceiro seja fundação ou aéreo sem tomar as medidas acima descriminado