Argamassa sobre Reboco pode?

Eu possuo um imóvel, que durante o verão fica extremamente quente, porque bate o sol da tarde direto na parede, portanto esquentando muito rápido.

Atualmente estou querendo utilizar a argamassa thermo-X, indicada para isolamento termoacústico, mas não gostaria de tirar o reboco antigo porque daria um trabalho.

A pergunta é, é possível colocar argamassa sobre o reboco diretamente? Pode ocorrer alguma problema de aderência? Tem alguma solução menos trabalhosa que tirar o reboco antigo todo e refazer?

Argamassa sobre Reboco pode?

Eu possuo um imóvel, que durante o verão fica extremamente quente, porque bate o sol da tarde direto na parede, portanto esquentando muito rápido.

Atualmente estou querendo utilizar a argamassa thermo-X, indicada para isolamento termoacústico, mas não gostaria de tirar o reboco antigo porque daria um trabalho.

A pergunta é, é possível colocar argamassa sobre o reboco diretamente? Pode ocorrer alguma problema de aderência? Tem alguma solução menos trabalhosa que tirar o reboco antigo todo e refazer?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

3 Respostas

Engeconsult - Projetos, Engenharia e Consultoria

Boa noite, Ben! A Engeconsult fica feliz em poder contribuir.

Inicialmente gostaríamos de salientar o que os colegas da Scala apontaram quanto à aderência e infiltração.

A thermo X é um isolante que trabalha com a reflexão, como alguns que temos no mercado e usamos para telhados, jateando diretamente sobre telhas metálicas (só aí já dá para se ter noção do poder de aderência do produto). Se for jatear ou aplicar sobre algum revestimento externo, como é um tratamento térmico, é importante certificar-se do que a Scala falou quanto a infiltrações. Levanto ainda a questão limpeza (óleos, graxas, matéria orgânica...).

Para garantir que não fiquem resíduos soltos após limpeza, fazer a aplicação de um selante (seladora acrílico para área externa), além de fixar partículas soltas, tampa poros e permite rendimento maior do elemento aplicado. Mas estude antes.

Finalmente, parafraseando a Scala, veja com o fornecedor os limites de garantia quanto a preparo e aplicação, dentre outras soluções que podem ser adotadas e sejam eficientes e mais em conta... consulte um profissional da área, engenheiro ou arquiteto, com experiência em isolamento, para analisar e lhe dar a melhor solução. Às vezes uma consultoria de mil pode lhe gerar uma economia de dez mil.

Responder
Particular - há 3 anos

R: Lixe bem para que o reboco de ancoragem, e certifique que não há umidade ou infiltração na parede...

Só atuamos na fabricação e instalação de estruturas metálicas para residências, galpões, mezaninos, etc... mas nossos engenheiros, arquitetos e técnicos por possuírem vasta experiência pode lhe dar dicas, sugestões e soluções para suas necessidades aqui no portal.