Art de execução, quem deve fornecer?

Meu engenheiro responsável técnico responsável pela obra quer que a construtora a qual vai construir para min forneça a art também para que possa solicitar o alvará que nesse caso tem responsabilidade por fornecer a art?

Art de execução, quem deve fornecer?

Meu engenheiro responsável técnico responsável pela obra quer que a construtora a qual vai construir para min forneça a art também para que possa solicitar o alvará que nesse caso tem responsabilidade por fornecer a art?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

4 Respostas

Valdemir Nogueira Chagas

Rodrigo, bom dia!

A ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) é o documento que formaliza a responsabilidade por cada segmento da construção. Se o seu engenheiro foi o autor do projeto, mas não será o responsável pela execução da obra, a ART de responsável técnico pela execução deverá ser de um profissional vinculado à construtora. Dessa forma, o seu Projeto para Aprovação e consequentemente emissão do Alvará de Licença, terá duas ART distintas. Normalmente a ART do Autor do Projeto pode ser cumulativamente de Responsável Técnico pela Execução, desde que ele tenha especificado essa função no Contrato de Prestação de Serviços.

Espero ter esclarecido.

Atenciosamente

VALDEMIR CHAGAS - Engenheiro Civil

2 fotos
Responder
RED HOUSE ARQUITETURA & CONSTRUÇÃO

Olá Rodrigo!

ART deve ser emitida pelo executor da obra e pelo responsável da obra

Para o responsável pelo projeto que no caso deve ser um Arquiteto deve ser emitido uma RRT ....Entre em contato conosco que teremos o prazer em ajuda-lo....Procurando um Arquiteto para sua obra , construção,reforma ou regularização ? Nós podemos te ajudar.

Temos equipes de mão de obra qualificada para cada estágio da obra.

Atenciosamente,

Equipe Red House!

Responder
Silamar Alves
Alves Ignacio Incorporadora e Construtora Ltda Epp (Nova Iguaçu, Rio de Janeiro) Alves Ignacio Incorporadora e Construtora Ltda Epp - há 5 anos

A ART, instituída pela Lei Federal nº 6496/1977, é a representação de um contrato escrito ou verbal, que define os responsáveis técnicos pela execução de obras ou prestação de serviços referentes à Engenharia e à Agronomia.

A ART define os limites da responsabilidade técnica de tal forma que o profissional responda pelas atividades técnicas que executou.

Todos os serviços registrados no Crea sob a forma de ART poderão compor o ACERVO TÉCNICO do profissional.

Responder
Particular - há 5 anos

R: Ambos, seu engenheiro pelo acompanhamento e responsabilidade técnica e o executor

Só atuamos na fabricação e instalação de estruturas metálicas para residências, galpões, mezaninos, etc... mas nossos engenheiros, arquitetos e técnicos por possuírem vasta experiência pode lhe dar dicas, sugestões e soluções para suas necessidades aqui no portal.

A disposição;

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de arquitetos na sua região