ART é obrigatoria também para reparos?

Olá, estou com um vazamento na tubulação de agua do meu chuveiro (impactando em vazamento na unidade vizinha), para realizar o reparo o pedreiro tem que retirar o azulejo (o apenas o suficiente para, chegar a té a tubulação e corrigir o vazamento), na norma diz que para construção, obras e reformas é preciso ART, porém não deixa claro para realizar reparos, até menciona que para substituição de azulejos não é preciso desde que não utilize ferramentas de alto impacto), como o pedreiro irá utilizar uma maquita, uma talhadeira e um martelo, para retirar o azulejo, quais ferramentas são consideradas de alto impacto?

Como ele pode realizar este reparo sem utilizar estas ferramentas?

ART é obrigatoria também para reparos?

Olá, estou com um vazamento na tubulação de agua do meu chuveiro (impactando em vazamento na unidade vizinha), para realizar o reparo o pedreiro tem que retirar o azulejo (o apenas o suficiente para, chegar a té a tubulação e corrigir o vazamento), na norma diz que para construção, obras e reformas é preciso ART, porém não deixa claro para realizar reparos, até menciona que para substituição de azulejos não é preciso desde que não utilize ferramentas de alto impacto), como o pedreiro irá utilizar uma maquita, uma talhadeira e um martelo, para retirar o azulejo, quais ferramentas são consideradas de alto impacto?

Como ele pode realizar este reparo sem utilizar estas ferramentas?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

5 Respostas

Respostas úteis 2
Alberto Medeiros Medeiros

A ART é uma segurança tanto para o cliente quanto para o empregador. Geralmente, faço questão de emitir ART tanto em serviços de construção civil, por menor que seja, quanto para serviços elétricos. Além também de o cliente poder, caso haja algum problema posterior, poder recorrer.

Responder
Manoel Guimarães
Manoel Luis Guimarães - Perito de Engenharia Legal (Niterói, Rio de Janeiro) Manoel Luis Guimarães - Perito de Engenharia Legal - há 5 anos

Prezado Sr. Crispim , qualquer serviço em prédio multifamiliar , misto ou comercial , tanto nas Áreas Privadas ( apartamentos) como nas Áreas comuns do condomínio , desde de 2014 é OBRIGATÓRIO antes do começo da obra como determina a Norma Técnica NBR -16.280 - ABNT de um LAUDO TÉCNICO ESPECIFICO acompanhado de ART ou RRT .Neste LAUDO constara além do cronograma da obra ( inicio e término ) número de operários e nomes , diversas orientações como , restrição de ferramentas de impacto , proibição de equipamento de sonoridade alta , horário de entrada e saída de materiais ( fora dos momentos de maior fluxo de moradores ) e muitas outras observações . Este LAUDO tem que ser uma cópia entregue ao Sindico que então autorizará a execução da obra..

ESPERO TE-LO AJUDADO

Manoel Luis Guimarães

PERITO EM AVALIAÇÕES E PERICIAS DE ENGENHARIA LEGAL

Responder
Particular - há 5 anos

R: A maioria dos condominios exigem, independente do tamanho da obra;