Quanto custa a ART para modificar torneira de lugar?

Gostaria de mudar o local de instalação da torneira da máquina, colocando-a aproximadamente na altura da máquina, a fim de que não haja a necessidade de furar a pia de quartzo que será instalada acima da lavadora para a passagem do cano que alimenta a lavadora. O prédio é em alvenaria estrutural, é possível realizar essa modificação? Quanto seria a ART para esse serviço?

Quanto custa a ART para modificar torneira de lugar?

Gostaria de mudar o local de instalação da torneira da máquina, colocando-a aproximadamente na altura da máquina, a fim de que não haja a necessidade de furar a pia de quartzo que será instalada acima da lavadora para a passagem do cano que alimenta a lavadora. O prédio é em alvenaria estrutural, é possível realizar essa modificação? Quanto seria a ART para esse serviço?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

4 Respostas

Rubens Tank

A modificação da torneira em si não é problema. As condições da mudança é que geram dúvidas. Por exemplo: uma tubulação externa não necessita de ART, pois um profissional hidráulico faz isso com facilidade, contudo, se envolver quebra de parede e novamente haver a necessidade de ladrilhar ou azulejar a parede, requer a emissão de uma ART, pois haverá uma carga inesperada sendo aplicada sobre a estrutura.

Responder
Mauro Machado
Engesus - Engenharia Sustentável (Campinas, São Paulo) Engesus - Engenharia Sustentável - há 1 año

Na verdade a ART não é um produto que seja comprável. A ART é consequência de um serviço prestado. Assim como a receita médica é fornecida após a consulta... a ART é fornecida após a consultoria de um Engenheiro.

Sendo assim, vc deve procurar um engenheiro pra te prestar consultoria... E após a consultoria o Engenheiro vai emitir a ART e vai te dar todo suporte durante a obra. Não contrate Engenheiro que vende ART pois ele não vai te dar o suporte necessário.

Um bom Engenheiro não cobrará menos do que R$750,00 nesta consultoria que é de estrema responsabilidade. ainda mais se for em local construído com alvenaria estrutural. Há prédios que nem pode trocar a torneira de local, pois danifica a estrutura. Sucesso e Deus te abençoe...

Não contrate Engenheiro que vende ART... ( isso é antiético), pois ART é consequência da prestação do serviço.