Pode-se cancelar a ART, caso o profissional perceba que foram feitas modificações não autorizadas?

Pessoal, uma dúvida. Uma cliente contrata um engenheiro para avaliar as reformas que deseja fazer num apartamento e emitir uma ART para prosseguir com a reforma. Então a cliente contrata um pedreiro para realizar as modificações. Se o pedreiro não seguir as recomendações do engenheiro, ou realizar algo a pedido da cliente, sem ter tido a avaliação do profissional, o engenheiro é responsabilizado por isso? Ou pode-se cancelar a ART, caso o profissional perceba que foram feitas modificações não autorizadas.

A ART para essas reformas, devem ser de responsabilidade de execução?

Pode-se cancelar a ART, caso o profissional perceba que foram feitas modificações não autorizadas?

Pessoal, uma dúvida. Uma cliente contrata um engenheiro para avaliar as reformas que deseja fazer num apartamento e emitir uma ART para prosseguir com a reforma. Então a cliente contrata um pedreiro para realizar as modificações. Se o pedreiro não seguir as recomendações do engenheiro, ou realizar algo a pedido da cliente, sem ter tido a avaliação do profissional, o engenheiro é responsabilizado por isso? Ou pode-se cancelar a ART, caso o profissional perceba que foram feitas modificações não autorizadas.

A ART para essas reformas, devem ser de responsabilidade de execução?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

6 Respostas

Respostas úteis 2
Valdemir Nogueira Chagas

Renato, bom dia!

A ART é um documento que chancela, que dá garantia a outro documento, no seu caso seria o "Laudo Técnico" para reforma e nele deve constar, além do número da ART, detalhamento dos serviços a serem realizados e como realiza-los, para segurança do imóvel. Assim como o contratante assina a ART, deve também assinar o laudo, num item especial em que ele declara ter tomado ciência e se compromete a executar, tão somente, o descrito nos serviços a serem executados, caso venha a executar outros não mencionados, fica ele, tão somente ele, responsável por todo e qualquer incidentes que ocorra na obra.

Atenciosamente

VALDEMIR CHAGAS - Engenheiro Civil

Responder
Técnico  Luciano Freitas
L.C.D Energia e Climatização Ltda (São Paulo Zona Centro, São Paulo) L.C.D Energia e Climatização Ltda - há 6 anos

No site pode fazer apenas pequenas mudanças sem poder alterar a descrição dos serviços. Nem cancelar se já foi pago. agora um conselho sempre apresente um memorial descritivo do que se refere o art já que no formulário do ART não poder ser detalhado os serviços a serem executados. E faça com que seu contratante assina uma via como ciente. Para que vc possa se precaver de problemas futuros. Entretanto o Crea entendi que quem se responsabiliza por projeto através de um ART tem a obrigação de vistoria o andamento para que seja cumprido o que foi determinado no ART. Mas sabemos que em 90% dos casos apenas assinamos e passamos pra frente sem nem ao menos fazer uma visita.

Responder
Particular - há 6 anos

R: Deverá dar a baixa e comunicar o CREA local, com um oficio direcionado ao presidente do CREA

A disposição;

Odenir Rolim
Odenir Rolim (Santana de Parnaíba, São Paulo) Odenir Rolim - há 6 anos

Bom dia, Renato.

Num processo de reforma de imóvel a duas atividades destintas, sendo elas: O laudo de reformas de imóveis e a responsabilidade da execução.

Por isso, é importante elaborar o laudo de reforma com os serviços e cobrar o preço justo pelo laudo e responsabilidade da execução dos serviços pertencentes e exclusivamemte ao documento e registrar na ART, para que haja vínculo entre ambos.

Observar, caso houver execução de serviços não expecificados no laudo é de inteira e exclusiva responsabilidade do cliente e empreiteiro contratado.

Aqui na região tinhamos muitas discussões com a secretária de obras no setor de aprovação de projetos.

Renato, converse com sua cliente entre em um acordo agradável entre ambos.

Atte Odenir