Assentamento de cerâmica na fachada de um prédio antigo compromete o sobrepeso?

Assentar ceramica nas partes externas de predio caixão antigo compromete o sobrepeso. Há algum risco?

Assentamento de cerâmica na fachada de um prédio antigo compromete o sobrepeso?

Assentar ceramica nas partes externas de predio caixão antigo compromete o sobrepeso. Há algum risco?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

7 Respostas

André Dias
M.A.E. - Miguel Arcanjo Engenharia EIRELI. (Rio de Janeiro Zona Oeste, Rio de Janeiro) M.A.E. - Miguel Arcanjo Engenharia EIRELI. - há 6 anos

Olá, boa noite!

A aplicação da cerâmica na fachada certamente não comprometerá a estrutura do edifício, porém para a aplicação da mesma, deverá ser realizado um tratamento da superfície para um satisfatório assentamento. E esse tratamento pode variar de acordo com o tipo de revestimento que será utilizado.

No mais, quando for contratar o profissional para a realização do serviço, atente para esta questão que é de suma importância para evitar o descolamento do revestimento, o que poderá causar acidentes.

Espero ter ajudado. Um abraço!

Responder
Eng.° Antonio Alves
Britto (Catu de Abrantes, Bahia) Britto - há 6 anos

Aconselho fazer o teste de aderência na fachada. É necessário verificar a presença de descascamento, sinais de umidade, bolor, aderência do substrato e retirar toda a pintura. A estrutura poderá apresentar oxidação em estado avançado e, por isso, será necessário restaurar para depois aplicar o revestimento. Lembrando que esse serviço, por ser perigoso e exigir inúmeros cuidados, não é um serviço barato.

Trabalho com revestimento de fachadas e realizo os testes em parceria com o laboratório da universidade federal.

Responder
Particular - há 6 anos

R: Não comprometerá.. mas deve-se fazer uma analise de patologia, pois depois que aplicar a ceramica, não conseguirá avaliar eventuais necessidades de reparos estruturais;

A disposição;

Maria
Gmj Construção (Rio de Janeiro Zona Oeste, Rio de Janeiro) Gmj Construção - há 6 anos

Boa tarde.

O peso de revestimento por metro2 é insignificante para a estrutura de um prédio, porque não se trata de uma carga axial.Em prédios modernos o calculo estrutural já é feito com uma margem de segurança para absorver os possíveis aumentos. E se tratado de prédio antigo essa margem de calculo era feita com o maior margem. Portanto a principio não existe nenhum problema em fazer o revestimento, desde que seja feita uma vistoria nas condições estruturais e no emboço a ser assentado o revestimento.

Responder
AJA - Arquitetura e Construções ltda Arqtº Juliano

Bom dia.

Certamente que não, o peso de um m² de cerâmica assentada pesa 20kg/m², isso certamente será desprezível para uma estrutura, mesmo ainda sendo antiga tem margem de segurança para suportar o acréscimo. Mas a preocupação maior deverá ser com o substrato no qual será aplicado essa cerâmica, deve se ter um rigor quanto a base (emboço) existente, deveria fazer uma avaliação, e proceder um impermeabilização do local antes de aplicar a cerâmica. O perigo maior está nas cerâmicas descolarem com o tempo, ai sim, provocar um acidente.

Boa Sorte.

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de construção civil na sua região