Como aterrar equipamentos eletrônicos?

Para aterrar equipamentos eletrônicos que não possuem o terceiro pino na tomada o que devo fazer?

Aterrar o chassi dos equipamentos?

Aterrar o neutro da rede em que estão?

Outro?

Como aterrar equipamentos eletrônicos?

Para aterrar equipamentos eletrônicos que não possuem o terceiro pino na tomada o que devo fazer?

Aterrar o chassi dos equipamentos?

Aterrar o neutro da rede em que estão?

Outro?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

16 Respostas

Respostas úteis 4
Rodrigo da Silva Pinto
Particular - há 7 anos

Neste caso deve-se conectar o fio terra na carcaça do equipamento e ligar no terra do quadro de distribuição. O terra do quadro de distribuição deve estar conectado em uma haste fincada no solo e conectada com conector apropriado. Não utilize o neutro como terra, essa pratica é equivocada. De preferencia contrate um profissional qualificado.

Carlos Eduardo Epaminondas

primeiro olhe se o qdl ( quadro elétrico) está aterrado se isso esta aterrado não vejo problema no aterramento dos equipamentos ,.

Responder
José Roberto Alves de Souza

Bom dia, primeiro deve ter certeza se existe aterramento (realmente), ter uma tomada (2p+t) não significa que VC tem um circuito aterrado e em hipótese alguma deve ligar o neutro apos o primeiro ponto. Portanto chame um profissional qualificado porque apos análise ele vai determinar a melhor maneira para atende-lo.

Espero ter ajudado , boa sorte.

Responder
Sergio Rodrigues Da Silva Rodrigues

Não deve aterrar o neutro não. Neutro não é terra. Você deve aterrar a carcaça dos aparelhos se não haver o terceiro pino da tomada. Att. Sérgio

Responder
Particular - há 7 anos

Instale uma barra de cobre no solo conforme as especificações, e leve fio até o quadro geral; Em seguida distribua nas tomadas, evita choque e sobre tensões; A disposição; ScalaTécnica

Carlos Eduardo Neves Da Silva
Carlos Eduardo Neves da Silva Instalações (Nova Iguaçu, Rio de Janeiro) Carlos Eduardo Neves da Silva Instalações - há 7 anos

se o equipamento nao tem o pino do meio o terra em seu plugue entao nao ha nescessidade de aterramento, os equipamentos que se faz nescessario o terra normalmente vem o pino do meio ou um fio verde verde amarelo conectado a sua carcaça ex: geladeira, maquina de lavar etc. mas se nao tem! nao precisa! o aterramento e a ligaçao da instalaçao eletrica a terra por meio de uma haste que tem varios objetivos, o principal e proteger pessoas de choque eletrico quando falha na isolaçao da instalaçao do equipamento e a carcaça a parte metalica fica energizada, com o terra o disjuntor desarma pois fecha curto e vc tem que levar o aparelho para o conserto.

Responder
Marcelo
M&m Eletricidades Em Geral (Niterói, Rio de Janeiro) M&m Eletricidades Em Geral - há 7 anos

Bom Dia, pois bem a sua instalação deve ser antiga e não possui fio de aterramento, então o primeiro passo você deve medir com o aparelho chamado terrometro no ponto de entrada do relógio(o nível de resistência com a haste de aterramento) se esta dando o valor abaixo de 10 ohms, se estiver esta ok. (se não precisa instalar uma nova haste).

Agora você vai levar um fio de cor verde conectado neste ponto que você mediu até o quadro elétrico de onde se colocará um pente de barramento da cor verde fixado em um trilho e fixará o fio nele.

Depois fará uma conexão neste barramento com um novo fio e levará para aterrar a parte metálica do computador e tudo que precisar ser aterrado.

O fio terra deve ser da mesma bitola que o fio fase.

Atenção antes de mexer desligue toda a energia, choque elétrico mata.

O ideal que chame um profissional para adequar sua instalação a norma técnica vigente.

Responder
Evandro Ribeiro da Costa
E Ribeiro Costa Instalação, Manutenção e Reformas (Rio de Janeiro Zona Norte, Rio de Janeiro) E Ribeiro Costa Instalação, Manutenção e Reformas - há 7 anos

A fuga de corrente acontece justamente para a carcaça dos aparelhos, se forem metálicas é perigoso.

Independente de qualquer coisa a Abnt manda que todo aparelho elétrico eletrônico sejam aterrados. Para isso usa-se hast conector apropriado, devendo haver uma ddp entre o neutro e o aterramento.

Responder
Jorge Luiz Vannucci
JLV - Instalações Elétricas (São Paulo Zona Norte, São Paulo) JLV - Instalações Elétricas - há 7 anos

Boa tarde Sr Giancarlos, se nos cabos de seus equipamentos eletrônicos não possui no plugue o pino terra, eu aconselho a levar a um técnico com conhecimentos em eletrônica e pedir para que troque os rabichos existentes por rabichos de 3 fios conectado aos plugues de 3 pinos. Eu imagino que não seja caro.

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região