Qual deve ser a medição em ohms para um correto aterramento?

Qual deve ser a medição em ohms para um correto aterramento? Trata-se de aterramento de baixa tensão com equipamentos eletrônicos de baixa capacidade.

Qual deve ser a medição em ohms para um correto aterramento?

Qual deve ser a medição em ohms para um correto aterramento? Trata-se de aterramento de baixa tensão com equipamentos eletrônicos de baixa capacidade.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

4 Respostas

Leandro Momenté
Momenté Engenharia (Ribeirão Preto, São Paulo) Momenté Engenharia - há 6 anos

A medição de aterramento consiste em colocar quatro eletrodos de teste em linha, separados por uma distância A que será descrita a seguir e enterrados no solo a uma profundidade de 20 cm. Se o equipamento utilizado por um Megger, os dois eletrodos extremos são ligados aos terminais de corrente C1 e C2 e os dois eletrodos centrais, por sua vez, aos terminais de potencial P1 e P2. Também pode-se utilizar um terrometro cuja metodologia de medição vem descrita no manula do equipamento e varia de um fabricante para outro.

Para se obter resultados satisfatórios devem ser observados alguns pontos básicos:

• Os eletrodos devem se cravados no solo a uma profundidade de 20 cm ou até que apresentem resistência mecânica de cravação consistente, definindo uma resistência de contato aceitável;

• Os eletrodos devem estar sempre alinhados;

• Para cada espaçamento definido entre os eletrodos, ajustar o potenciômetro e o multiplicador do Megger até que o galvanômetro do aparelho indique zero, com o equipamento ligado;

• Devem ser feitas medições variando o espaçamento entre os eletrodo em 2, 4, 8, 16 e 32 m, equivalendo a uma medida por ponto para cada distância considerada.

• Devem ser anotadas as condições de umidade, temperatura,etc., do solo;

A literatura específica recomenda que a resistência de aterramento não ultrapasse 10 ohms/m.

Responder
Sergei Steffen
Particular - há 6 anos

Para medir a resistência do aterramento você necessita de um aparelho chamado terrômetro que mede a resistência entre duas ou três hastes colocadas a uma determinada distância entre si, sendo que a resistência ideal deve se situar abaixo dos 5 Ohms.

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região