Para fazer a piscina nesse quintal preciso fazer alguma modificação no muro de arrimo?

Estou vendo essa casa para comprar. O fundo aonde é terra tem 5m2 (5x10) e 70 centrimetros mais baixo que o nível da casa. Existe um muro de arrimo na parede que faz divisa com o vizinho do fundo. Desse quintal da para ver o telhado do vizinho do fundo. Eu consegui ver um pouco a estrutura de concreto do muro de arrimo. Eu gostaria de fazer uma piscina ocupando metade do terreno. Minha dúvida, para fazer a piscina preciso fazer alguma modificação no muro de arrimo? Para aterrar e ficar no mesmo nível da casa é necessário modificar muito o muro de arrimo? Obrigado.

Para fazer a piscina nesse quintal preciso fazer alguma modificação no muro de arrimo?

Estou vendo essa casa para comprar. O fundo aonde é terra tem 5m2 (5x10) e 70 centrimetros mais baixo que o nível da casa. Existe um muro de arrimo na parede que faz divisa com o vizinho do fundo. Desse quintal da para ver o telhado do vizinho do fundo. Eu consegui ver um pouco a estrutura de concreto do muro de arrimo. Eu gostaria de fazer uma piscina ocupando metade do terreno. Minha dúvida, para fazer a piscina preciso fazer alguma modificação no muro de arrimo? Para aterrar e ficar no mesmo nível da casa é necessário modificar muito o muro de arrimo? Obrigado.

2 fotos

2 profissionais deixaram seus preços aproximados para este tipo de trabalho

Preço aproximado
desde
R$ 15.000
até
R$ 15.000
em um minuto e sem compromisso

6 Respostas

Particular - há 6 anos

R: Tendo em vista que precisará fazer uma base e as laterais de sustentação. seram estruturas distintas...

A disposição;

Engº Civil Ivonaldo Medeiros
Ivonaldo Medeiros (Boa Vista, Roraima) Ivonaldo Medeiros - há 6 anos

Diego, bom dia!!!

Caso a opção seja fazer o aterro e a borda da piscina acima do nível atual do terreno é recomendável uma análise sobre o muro. Ele foi dimensionado para a altura atual.

Mantendo o nível atual para a construção da piscina não vejo problemas, desde que a profundidade útil não ultrapasse 1,20m e tenha um afastamento mínimo de 50cm do muro.

Responder
Mauricio Cyrillo Fraga
Profissionáis Da Instalação (Marília, São Paulo) Profissionáis Da Instalação - há 6 anos
O preço para este trabalha sería... R$ 15.000

Faz o seguinte amigo, construa a sua piscina com um profissional qualificado e com a estrutura de alvenaria reforçada que da certinho para o seu espaço sem comprometer o muro de arrimo do local..OK !!!

Responder
Nivaldo L V Lopes
Veiga Lopes Engenharia Ltda (Jundiaí, São Paulo) Veiga Lopes Engenharia Ltda - há 6 anos

Diego, bom dia! Com relação a escavar metade da área para executar a piscina não tem problema e com relação a aterrar a área para ficar no mesmo nível da casa sim. Precisaria fazer uma avaliação do muro de arrimo existente, mas acredito que ele foi dimensionado para suportar o que foi aterrado. Você pode construir um deck de madeira ao redor da piscina, nivelando com o nível da casa e assim você também escavaria menos para executar a piscina. Tem que verificar a área permeável obrigatória para o lote.

Espero ter ajudado com as suas dúvidas.

Atenciosamente,

Veiga Lopes Engenharia Ltda.

Responder
Edmundo / Guilherme Bizarro Fraga

Bom dia Diego. Não sou expert em piscinas. São vários aspectos que temos a analisar. Pelo que você está descrevendo no texto, me parece que o muro de arrimo já está fazendo o papel de contenção de toda essa carga da casa + terreno. Portanto, sem avaliar as condições do ambiente, não vejo necessidade de reforço do arrimo. Porém, se quiser fazer um reforço nada o impede. Já em relação ao aterro, é necessário fazer? Porque aterro envolve mais despesas. E nesse caso acredito que somente abrindo a vala da piscina e fazendo uma estrutura apropriada isso já atingirá sua necessidade. É bom você ou seu encarregado ficarem cientes também da questão da área permeável que o lote tem que possuir. Às vezes essa obra pode te trazer algum problema futuro, tanto burocrático quanto físico.

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de construção piscinas na sua região