Qual deve ser a distância mínima em relação ao alicerce de uma casa em terreno vizinho?

Boa Tarde!!

Gostaria de saber qual deve ser a distância mínima, em relação ao alicerce de uma casa em terreno vizinho, para se iniciar a perfuração para se construir uma parede atirantada com segurança, sem prejudicar a estrutura do imóvel vizinho. Realizei uma medição e identifiquei que a perfuração que a construtora fez debaixo de uns dos cômodos do meu imóvel começou a aproximadamente 2,15 metros do piso do cômodo. Estou preocupado, pois o cômodo apresenta rachaduras nas paredes e pisos. Onde foi construído esse cômodo havia um poço de uns 8 metros de profundidade, que foi aterrado e acredito que tenha algo relacionado com isso.

Desde já agradeço.

Qual deve ser a distância mínima em relação ao alicerce de uma casa em terreno vizinho?

Boa Tarde!!

Gostaria de saber qual deve ser a distância mínima, em relação ao alicerce de uma casa em terreno vizinho, para se iniciar a perfuração para se construir uma parede atirantada com segurança, sem prejudicar a estrutura do imóvel vizinho. Realizei uma medição e identifiquei que a perfuração que a construtora fez debaixo de uns dos cômodos do meu imóvel começou a aproximadamente 2,15 metros do piso do cômodo. Estou preocupado, pois o cômodo apresenta rachaduras nas paredes e pisos. Onde foi construído esse cômodo havia um poço de uns 8 metros de profundidade, que foi aterrado e acredito que tenha algo relacionado com isso.

Desde já agradeço.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

3 Respostas

Mara Lúcia
Particular - há 4 anos

Pergunta: Pretendo fazer uma cisterna a 3m de distancia da construção já existente, tenho muitas dúvidas em relação a isso. O que causaria se essa caixa rachar, trincar ou algo desse tipo.

Haverá uma fundação pra subir 2 pisos numa distancia de 6m.

Particular - há 6 anos

R: É mais provavel que este poço que causou o recalque na sua fundação... Não existe uma distancia padrão; Porém para fazer um atirantamento, seria necessario deixar pelo menos um metro de berma, fazer alguns tubulões a cada 1,50 m e fazer o atirantamento na cabeça dos tubulões;