Posso fazer o aumento da bitola de saída do padrão?

Olá!

Gostaria de esclarecer uma dúvida. Quero renovar a instalação elétrica da minha casa, a qual possui cabos de 6mm² seguindo do padrão até o quadro de distribuição. Quero pedir para o eletricista sair do disjuntor do padrão, que é de 50A, com cabos de 16mm² pois futuramente vou comprar 3 equipamentos cujo o consumo exigirá essa bitola. Minha dúvida é essa, posso substituir esse cabo de 6mm² já prevendo um aumento da demanda e somente solicitar o aumento de carga para a concessionaria quando meus planos se efetivarem.

Outra dúvida é se posso elaborar o circuito de minha residência por cômodos e para eles colocar um único disjuntor para tomada e iluminação ou devo separar dentro do cômodo circuito de tomadas e iluminação.

Posso fazer o aumento da bitola de saída do padrão?

Olá!

Gostaria de esclarecer uma dúvida. Quero renovar a instalação elétrica da minha casa, a qual possui cabos de 6mm² seguindo do padrão até o quadro de distribuição. Quero pedir para o eletricista sair do disjuntor do padrão, que é de 50A, com cabos de 16mm² pois futuramente vou comprar 3 equipamentos cujo o consumo exigirá essa bitola. Minha dúvida é essa, posso substituir esse cabo de 6mm² já prevendo um aumento da demanda e somente solicitar o aumento de carga para a concessionaria quando meus planos se efetivarem.

Outra dúvida é se posso elaborar o circuito de minha residência por cômodos e para eles colocar um único disjuntor para tomada e iluminação ou devo separar dentro do cômodo circuito de tomadas e iluminação.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

23 Respostas

Respostas úteis 3
Carlos Eduardo
Le Tech Engenharia Ltda. (São Paulo Zona Centro, São Paulo) Le Tech Engenharia Ltda. - há 6 anos

Tudo que quer pode ser feito porem tem de ser dentro da NBR-5410 e um pequeno projeto deve ser feito, tomadas e iluminação devem ser separados como aparelhos como chuveiros, ar condicionado, secadoras etc. As tomadas da cozinha e área de serviço devem ser separadas também. Drs e DPs devem ser instaladas com também fio terra.

Responder
Fernando Henrique Alves de Oliveira

Bom dia Zilda.

Não é o ideal colocar iluminação e tomadas no mesmo circuito.

Quanto ao cabo de 16mm²..sugiro você conhecer a carga das máquinas pra saber o total de corrente para que escolher corretamente a bitola do fio e o disjuntor geral. Detalhe: essa mudança deverá ser comunicada à empresa fornecedora de energia para que ela faça a adequação da demanda do seu fornecimento.

Qualquer dúvida estarei a disposição para saná-las.

Engenheiro Fernando Aloli

Responder
Eduardo Meneguin

São várias perguntas em uma. Primeiro; substituir o cabo para 16mm2 e manter o disjuntor de 50A não há qualquer problema. Aumentar a capacidade de ruptura do disjuntor para 63A com o cabo de 16mm2 também estará coordenada a proteção com os cabos. A questão do aumento da demanda é mais complexa, o melhor é contratar um profissional que fará uma vistoria na residência e verificará o que encontra-se instalado e quais serão as necessidades futuras. De posse destas informações será elaborado um projeto de cargas instaladas que deverá ser submetido a Eletropaulo caso se constate necessidade de aumento. Quanto a pergunta sobre separação de circuitos de iluminação e tomadas de uso geral a resposta é que para garantir a integridade da instalação deve ser obrigatoriamente separados e também não esquecer da proteção diferencial que deve estar instalada nestes circuitos e, principalmente, em áreas externas ou com piso frio.

Responder
Sandei
Particular - há 6 anos

COLOCAR 16 MM E DISJUNTOR DE 63A SE FOR 220V

Ademar de Oliveira
Eletricista (Mogi das Cruzes, São Paulo) Eletricista - há 6 anos

Boa noite, Dona Zilda.

Para aumentar a bitola do cabo para atender ao padrão de entrada que se refere a 16 mm² atende a uma corrente de 63A,

Para a execução de uma instalação elétrica em residência tem que se tomar muito cuidado, usando os cálculos necessários para atender a potência de cada eletrodoméstico separando o circuito.

Para uma demanda em potência com cabo de 16 mm² na entrada padrão até ao quadro de distribuição se refere a 15.000 KW de potência.

Antes deverá calcular forno elétrico, chuveiros, lava louça, secadora de roupa, maquina de lavar e outros que atende ao dimensionamento dos cabos para cada circuito separado, passando essa informação a concessionaria de distribuição de energia.

Nunca se esquecer do sistema de proteção IDR (Interruptor diferencial residual por norma NBR5410 e DPS).

E seguir as cores dos cabos, nunca utilizar cabo verde para ligação em fase, essa cor de cabo atende somente aterramento para fazer os aterramentos em tomadas.

E cabo azul que atende ao neutro para as tomadas 127 Volts. Saindo do barramento do quadro de distribuição para as tomadas que serão 127 volts.

ELETRO-10 tem a obrigação de orientar os seus clientes, para a satisfação e qualidade dos serviços executados.

Responder
Marcelo Souza
Particular - há 6 anos

Ola sra Zilda dos Santos. Olha quando se faz uma estalação elétrica tende-se elaborar um projeto de fator de demanda para saber qual a bitola dos cabos e dimencinamento dos disjuntores a ser utilizados no padrao de entrada de sua residência. Também o dimencionamento dos condutores a ser utilisados do medidor até o qdc de sua casa assim como o disjuntor geral e os disjuntores dos sircuitos a serem separados dentro do qdc e o dimencionamento de condutores a ser usados nas tomadas de uso gerais, tomadas de uso expecificos e iluminação. Se após feito projeto e executado o mesmo ouver aumento de eletrodomesticos ou maquinas e até motores deve-se refazer tudo dinovo ok. Pois poderá aver auteração de cargas e a concecinaria precisará auterá os valores a ser recolocado no padrão de entrada. Exemplo: aumento de bitola de cabos por causa do disjuntor e até auteração de linhas de uma até tres ok. Chame um profissional da elétrica e peça para refazer um projeto dentro das normas da nbr 5410 e das normas da concecionária de sua região ok. Lembre-se de separar em sircuitos as tugs, as tues e a iluminação de cada comodo de sua casa ok. Coloque dispositivos de proteção contra surtos e fugas de corrente dps e idr com um sircuito de aterramento separado em seu qdc ok, fazendo assim averá mais proteção e menos consumo de energia. Espero ter ajudado

Particular - há 6 anos

R: Sim, pode... Substitua os cabos e o dijuntor geral...

A disposição;

Sandei
Particular - há 6 anos

O BOM É SAIR COM CABO 16 MM...

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de eletricistas na sua região