Como requerer o aumento de carga elétrica em condomínio?

Acabei de adquirir um apartamento na planta com 26%da instalação elétrica já concluída. Porém existe a informação que alguns eletrodomésticos como fogão de indução, forno elétrico, ar condicionado e até máquina de lavar louça não podem ser utilizados nos apartamentos. Se isso for verdade! Como proceder ainda em fase de construção para que essa demanda de cargas possa ser aumentada já que a maioria, se não todos os condôminos estão insatisfeitos com essa descoberta!Tecnologia avançou mas pelo jeito a construtora não

Como requerer o aumento de carga elétrica em condomínio?

Acabei de adquirir um apartamento na planta com 26%da instalação elétrica já concluída. Porém existe a informação que alguns eletrodomésticos como fogão de indução, forno elétrico, ar condicionado e até máquina de lavar louça não podem ser utilizados nos apartamentos. Se isso for verdade! Como proceder ainda em fase de construção para que essa demanda de cargas possa ser aumentada já que a maioria, se não todos os condôminos estão insatisfeitos com essa descoberta!Tecnologia avançou mas pelo jeito a construtora não

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

8 Respostas

Santos Engenharia Santos Construções Engenharia e Refrigeração

Olá,será preciso ver a sua necessidade,verificar o quadro luz,os disjuntores e dimensionar dentro da sua necessidade,para não sobrecarregar e prejudicar a distribuição original do condomínio.

Responder
Jeshua Araújo
Particular - há 10 meses

Prezado,

Primeiramente, é importante manter a calma em meio a este processo. Aparelhos como sistema de ar condicionado, fogão por indução, forno elétrico e máquina de lavar louça requerem Tomadas de Uso Específico (TUE). Portanto, é essencial verificar se os eletrodutos foram projetados de modo a possibilitar a instalação destas tomadas a partir do seu quadro de distribuição até o local desejado, de acordo com o tipo de aparelho que será instalado.

Em relação ao aumento de demanda, o procedimento é bastante simples: é necessário realizar um levantamento da carga que será acrescida e apresentar à concessionária de energia. Este levantamento é uma lista simples que inclui os equipamentos e a carga que eles consomem. Por exemplo:

Fogão por indução: 8000W

E assim por diante...

Por fim, é importante lembrar que as Tomadas de Uso Geral são destinadas para uso geral, enquanto as Tomadas de Uso Específico podem não estar inclusas no projeto inicial. Porém, é fundamental garantir que o projeto inclua a passagem, os eletrodutos e as caixas com tampas cegas. Isto evitará futuros transtornos com a necessidade de quebrar paredes para realizar a instalação.

Desejo-lhe boa sorte nesse processo e estou à disposição para qualquer esclarecimento adicional.

Atenciosamente,

Jeshua

JUAD Pintura, Instalação & Manutenção
JUAD Pinturas, Instalações e Manutenções (Suzano, São Paulo) JUAD Pinturas, Instalações e Manutenções - há 10 meses

Bom dia! a todos os projeto original daí verificar a necessidade de Adequação às fazer um novo projeto e corrigir suas instalações levar Um profissional da área para verificar com condôminos esta necessidade e Juntos verificarem junto à construtora a possibilidade desta modificação. Ótima quinta feira todos!

Responder
R.A.V. Projects Consultoria e Projetos
R.a.v. Projects Consultoria E Projetos (Itatiba, São Paulo) R.a.v. Projects Consultoria E Projetos - há 10 meses

Prezada Simone, bom dia.

A mesma dificuldade que tem no seu apartamento, provavelmente os outros no condominio, tambem terão.

A maneira correta seria verificar com os outros condominos esta necessidade e juntos verificarem junto à construtora a possibilidade desta modificação.

Caso não seja possivel por conta de contrato ou qualquer coisa do genero, é possivel após sua entrega fazer as modificações necessarias para a inclusão destes beneficios e outros, através de uma reforma da parte elétrica.

Caso no futuro tenha qualquer dificuldade, estamos sempre à disposição.

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de construção de edificios na sua região