Como aumentar uma laje?

Tenho uma laje de 5,8m x 8m, ou seja, 46,4m2. No entanto, quero aumentar uma metro, de largura, nessa laje, deixando na medida de 6,8 por 8m, para poder fazer um pequeno apartamento com melhores dimensões. Penso em construir 3 colunas ao longo dos 8m, fazendo vigas aéreo, ou balanço, com mão-de-força e depois concretar, para poder construir em cima. Isso está correto? Como devo proceder?

Como aumentar uma laje?

Tenho uma laje de 5,8m x 8m, ou seja, 46,4m2. No entanto, quero aumentar uma metro, de largura, nessa laje, deixando na medida de 6,8 por 8m, para poder fazer um pequeno apartamento com melhores dimensões. Penso em construir 3 colunas ao longo dos 8m, fazendo vigas aéreo, ou balanço, com mão-de-força e depois concretar, para poder construir em cima. Isso está correto? Como devo proceder?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

6 Respostas

Particular - há 5 anos

R: Se ainda esta construindo basta fazer a ampliação dos vigamentos. Consulte seu projetista;

A disposição;

Hélio Almeida

Considerando que o projeto de arquitetura está definida e que não se refere a laje em balanço, é possível tal acréscimo, desde que seja adequadamente preparada a superfície de contrato entre a laje existente é o acréscimo, buscando a interligação das armaduras das duas lajes, provavelmente surgirá uma fissura longitudinal no encontro destas duas lajes, sem problemas estruturais.

Cabe apenas identificar a locação dos pilares existentes.

Responder
Marco Albacete
Cronos Consultoria Projetos, Arquitetura, Acompanhamento De Obras E Serviços, Segurança Do Trabalho (Rio de Janeiro Zona Centro, Rio de Janeiro) Cronos Consultoria Projetos, Arquitetura, Acompanhamento De Obras E Serviços, Segurança Do Trabalho - há 5 anos

Sr Antonio,

O correto é contratar os serviços de um engenheiro calculista para se informar qual a estrutura mais adequada à sua necessidade, em principio pode parecer exagero mas há possibilidade de se fazer até uma boa economia com a orientação certa.

Ademais o senhor vai ter a garantia de uma responsabilidade técnica e um projeto adequado a legislação, consulte e vai ver que não é nada caro ou impeditivo para a sua necessidade.

Boa obra...

Responder
João Batista
J L M Reformas Pinturas Gesso Etc. (São João de Meriti, Rio de Janeiro) J L M Reformas Pinturas Gesso Etc. - há 5 anos

Bom pelo que entendi vc já tem uma idéia de estruturar com alguns pilares extras

Eu sem ver o local lê aconselho fazer uma boa sapata estude o solo faça uma ligação entre as sapatas novas com as Antiga e lique as sintas novas com as antigas também interlique todas as ferragens novas com as antigas sendo assim boa obra .

Responder
Alessandra Zaiat

Bom dia sr Antônio. Primeiramente por questão de prudência teria que ir ao local para averiguar o estado da estrutura do imóvel visando se há sapata, colunas e como elas estão colocadas.E também analisar se no seu bairro a legislação da Prefeitura permite este acréscimo que o sr quer fazer. Para isso precisa tirar uma licença para construção na Prefeitura.

Nós fazemos este serviço de licença e também de obra.

Estamos a disposição .