Como fazer aumento de nível do piso da casa com segurança?

Comprei uma casa antiga, com pé direito de 3,8m e piso ao nível da rua. As paredes são de tijolo maciço e algumas são com tijolo dobrado. O solo é firme e o alicerce em pedras de grande porte. Não verifiquei ainda se existem colunas, mas provavelmente no WC social e na cozinha sim porque tem laje, é é onde fica a caixa d`água de 1000L. Pergunta: Preciso subir o piso 1m para evitar acesso de águas de chuvas e enchentes e quero aproveitar as paredes e o forro que estão perfeitos. A cobertura é em 2 águas, com telha de barro. Após o aterro (1,0m), irei correr uma cinta de concreto 12x15cm utilizando treliça TR12, fazendo a amarração de todas as paredes da casa para refazer o telhado, talvez com material mais leve (telha sanduiche ou fibro-cimento). Alguma observação ou recomendação? Grato, Marcos.

Como fazer aumento de nível do piso da casa com segurança?

Comprei uma casa antiga, com pé direito de 3,8m e piso ao nível da rua. As paredes são de tijolo maciço e algumas são com tijolo dobrado. O solo é firme e o alicerce em pedras de grande porte. Não verifiquei ainda se existem colunas, mas provavelmente no WC social e na cozinha sim porque tem laje, é é onde fica a caixa d`água de 1000L. Pergunta: Preciso subir o piso 1m para evitar acesso de águas de chuvas e enchentes e quero aproveitar as paredes e o forro que estão perfeitos. A cobertura é em 2 águas, com telha de barro. Após o aterro (1,0m), irei correr uma cinta de concreto 12x15cm utilizando treliça TR12, fazendo a amarração de todas as paredes da casa para refazer o telhado, talvez com material mais leve (telha sanduiche ou fibro-cimento). Alguma observação ou recomendação? Grato, Marcos.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

2 Respostas

Gabriel Victor Santos
G.v.s Engenharia Ltda (Jaraguá do Sul, Santa Catarina) G.v.s Engenharia Ltda - há 1 año

Olá Marcos, faça uma boa compactação deste aterro, faça drenagem na região onde irá aterrar afim de garantir que não haverá acumulo de umidade e água nesse reaterro, faça antes de aterrar a impermeabilização de pelo menos 1 metro de altura das paredes, senão a umidade irá subir por capilaridade e sempre haverá tinta desplacando, ou a massa corrida, refaça o reboco de todas as paredes e aplique uma impermeabilização neste caso.

Responder
Anderson Rodrigues
Projengenharia (São Paulo Zona Sul, São Paulo) Projengenharia - há 2 anos

Olá Marcos não deixe de fazer ancoragem ultilizando malha de aço e faça uma boa compactação, avalie toda estrutura envolto a caixa de água, erá muito comum ultilização de call, que contribui na desidratação do emboço enfraquecendo as paredes, se for o caso remova todo o emboço envolto a caixa de água lave o tijolo e aplique um chapisco com adesivo aderente faça um enboço de no minimo 3cm.

Isso almentará a resistência da parede nessa região da caixa de agua.

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de construção civil na sua região