É necessário autorização para fazer um pergolado?

O vizinho autorizou a construção de um prédio a mais de 3 anos sem a distância de 1,5, no primeiro andar do mesmo tem um terraço, se o proprietário desse apartamento quiser fazer no terraço um pergolado que é um item decorativo, ele precisa da autorização do vizinho?? Apenas a da condomínio né ?,por estar alterando o layout do prédio.

É necessário autorização para fazer um pergolado?

O vizinho autorizou a construção de um prédio a mais de 3 anos sem a distância de 1,5, no primeiro andar do mesmo tem um terraço, se o proprietário desse apartamento quiser fazer no terraço um pergolado que é um item decorativo, ele precisa da autorização do vizinho?? Apenas a da condomínio né ?,por estar alterando o layout do prédio.

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

11 Respostas

Respostas úteis 2
Eng. Luis Claudio Tagliaboa

Morgana boa tarde, sim é preciso da autorização do condominio mas do vizinho não, mas se for tirar area de luz e ventilação dele vai gerar um problama pessoal, porem o problema é maior pois se alterar a fachada alem do condominio teria que solicitar uma alteração em planta de prefeitura pois o pergolado não é apenas decorativo ele entrara como área construida, mas difilmente esse tipo de alteração será aceita pela prefeitura e pelo condominio antes de fazelo se informe com seu sindico.

Responder
Cristiano Santos Alves
Santos Construções E Reformas (Caruaru, Pernambuco) Santos Construções E Reformas - há 5 anos

Bom dia Morgana

Olha se não ouver intervenção do condominio por questão de alteração de faxada com a autorização apenas do condominio pode ser feito

No caso do vizinho se a alteração estiver dentro do perimetro do predio vc não tera nenhum problema com ele .

Particular - há 5 anos

R: Se for somente o pergolado, não precisaria de aprovação pois não é considerada area construida, mas em alguns casos se pede o alvará de reforma...

A disposição;

Ana
Particular - há 5 anos

Morgana, não é o vizinho que tem que autorizar construção de nada, independente da distância. Existe regulamento pra isso, que toda construção nova tem que obedecer. As regras estão no Código Civil como Direito de Vizinhança. Veja lá.

Andre
Particular - há 5 anos

Pela regra do COE a pérgula entra como mobiliário portanto não necessita alvaras desde que se situem nas seguintes condições:

Área das nervuras podem ter até 15% da área do conjunto.

Relação de 1:2 entre altura da nervura e (parte vazada).

Área das colunas de sustentação máximo até 20% da área do conjunto.

Se esta pérgula for ficar situada no volume inferior (terreo) podem ocupar as áreas de insolação e ventilação, mas se for ficar acima disso, deve respeitar os recuos , espaços de ventilação e insolação determinados pela Lei de Parcelamento Uso e Ocupação do Solo (lpuos)

Qualquer outro tipo de mobiliário, exceto os liberados pelo COE, será necessário licenciamento.

Nelson Brazil
Artium Inteligência em Construções e Projetos (São Paulo Zona Leste, São Paulo) Artium Inteligência em Construções e Projetos - há 5 anos

Morgana, bom dia! Há duas questões sobre a distância de 1,5m: uma que a Prefeitura de São Paulo não exige este recuo até que o edifício (de qualquer porte) atinja 10m de altura; outra que o código civil não permite aberturas a 1,5m do terreno vizinho. Creio que sua pergunta se encaixe na segunda questão. O pergolado em si não é um problema, e se ele seguir a proporção correta de altura e espaçamento das vigas, ele sequer conta como área construída. A questão é que o terraço que você cita não pode em hipótese alguma estar colado e aberto para o terreno vizinho, ele precisa estar vedado por parede de 1,80m de altura.

Espero ter esclarecido, e fico à disposição para quaisquer dúvidas.

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de construção civil na sua região