Qual transformador devo utilizar?

Tenho uma geladeira 220 porém a tensão da minha casa é 110,gostaria de saber de quantos VA do autotransformador devo comprar.

Qual transformador devo utilizar?

Tenho uma geladeira 220 porém a tensão da minha casa é 110,gostaria de saber de quantos VA do autotransformador devo comprar.

2 fotos
Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

7 Respostas

Respostas úteis 6
Walter Bello
Wprogelettro (Vargem Grande Paulista, São Paulo) Wprogelettro - há 6 anos

Prezada Sabrina,

Este aparelho absorve uma corrente de 1,4A na tensão de 220Vca, com fator de potência estimado de 0,85, logo sua potência é de 308VA ou de 261,8W.

Considerando-se que a corrente de partida de um motor é de aproximadamente 7 vêzes sua corrente nominal durante um curto periodo de tempo um transformador de 500VA seria suficiente para o aparelho. Se a rede elétrica na tua região não sofrer constantes quedas de valores nominais de tensão não é necessário que seja um autotransformador como você citou.

Responder
Carlos Vieira
Cva Elétrica E Construções (Jacareí, São Paulo) Cva Elétrica E Construções - há 6 anos

Primeiramente qual e o modelo de sua geladeira (frost free, duplex, com freezerduplex e a potencia da geladeir é claro pois vc podera usar o transformador de 500va ou ate um 2000va agora se sua rede for um biffasica so mude o fio kkk que sua tomada vira 220

Responder
André Dias
M.A.E. - Miguel Arcanjo Engenharia EIRELI. (Rio de Janeiro Zona Oeste, Rio de Janeiro) M.A.E. - Miguel Arcanjo Engenharia EIRELI. - há 6 anos

Olá, boa noite!

De acordo com a foto disponibilizada, a potência da sua geladeira no degelo é de 180w, logo o transformador tem de ser numa potência maior para lhe atender.

De toda forma, não é indicado o uso de transformador nos aparelhos, pois diminui sua vida útil... Caso sua residência tenha o sistema bifásico ou trifásico, contate um eletricista para realizar um circuito 220v dedicado à sua geladeira... Isso irá lhe atender melhor.

Um abraço!

Responder
Walter Bello
Wprogelettro (Vargem Grande Paulista, São Paulo) Wprogelettro - há 6 anos

Prezado André,

De onde surgiu esta teoria de quê o uso de transformadores abaixadores diminui a vida útil dos aparelhos ?

Por acaso a tua boa sugestão de um circuito exclusivo de 220V também não seria derivada do rebaixamento de tensão da rede primária por um transformador ?