Avaliação de marcas de rachaduras

Estou comprando um apto no 4º andar e fiquei preocupado com várias marcas de rachaduras que aparecem nas paredes tanto do lado de fora como por dentro. Seguem 3 fotos da fachada do prédio para uma possível avaliação do problema, como posso proceder para fazer os reparos necessários para não haver mais incomodações futuras.

Avaliação de marcas de rachaduras

Estou comprando um apto no 4º andar e fiquei preocupado com várias marcas de rachaduras que aparecem nas paredes tanto do lado de fora como por dentro. Seguem 3 fotos da fachada do prédio para uma possível avaliação do problema, como posso proceder para fazer os reparos necessários para não haver mais incomodações futuras.

Lateral Sul_551161
3 fotos
Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

12 Respostas

Respostas úteis 7
Marcos Fernandes
Pinturas Marco (Mogi das Cruzes, São Paulo) Pinturas Marco - há 9 anos

Bom Juares

Não sou especialista na área, mas tive o mesmo problema e procurei informações para avaliar melhor minha decisão, este texto é um pouco longo, mas acredito que ira tirar várias duvidas, Espero ter ajudado.

Ao surgir uma desagradável marca na parede ou teto de sua casa, a primeira pergunta que você deve fazer é: trata-se realmente de uma rachadura? Ou pode ser uma fissura ou uma trinca?

Qual é a diferença entre elas?

As diferenças entre essas aberturas são referentes à ordem de gravidade de cada uma. São classificadas formalmente em função de fenômenos físicos entre diferentes elementos da construção. Para cada uma delas existem soluções diferentes e tratamentos diferentes: os problemas são tratados como patologias, e existe o diagnóstico e o tratamento correto para cada um deles.

Podemos, no entanto, caracterizar de forma bastante geral as diferenças entre elas, apenas a titulo ilustrativo.

Fissuras: as fissuras apresentam-se geralmente como estreitas e alongadas aberturas na superfície de um material.

Usualmente são de gravidade menor e superficial, como, por exemplo, fissuras na pintura, na massa corrida ou no cimento queimado, não implicando problemas estruturais. Porém, toda rachadura começa como uma fissura, por isso é importante ficar atento e observar se há evolução do problema ao longo do tempo, ou se a fissura permanece estável.

Trincas: as trincas são aberturas mais profundas e acentuadas. O fator determinante para se configurar uma trinca é a "separação entre as partes", ou seja, o material em que a trinca se encontra está separado em dois. Uma parede, por exemplo, estaria dividida em duas partes. As trincas podem ser muito difíceis de visualizar e categorizar, exigindo equipamentos especializados. Por isso, sempre desconfie se o que parece uma fissura não é, na verdade, uma trinca.

As trincas são muito mais perigosas do que as fissuras, pois apresentam ruptura dos elementos, como no caso mencionado da parede, e assim podem afetar a segurança dos componentes da estrutura de sua casa ou prédio.

Rachaduras: as rachaduras têm as mesmas características das trincas em relação à "separação entre partes", mas são aberturas grandes, profundas e acentuadas. São bastante pronunciadas e facilmente observáveis. Para serem caracterizadas como rachaduras, essas aberturas são de tal magnitude que vento, água e até luz passam através dos ambientes.

Por terem as mesmas características das trincas, mas em um estágio mais acentuado, as rachaduras requerem imediata atenção.

O que causa fissuras, trincas e rachaduras?

Existem muitas razões diferentes que podem estar relacionadas à ocorrência dessas aberturas. Podemos citar algumas causas comuns para esses problemas:

Retração do concreto ou argamassa: o concreto, quando curado, apresenta retração, e quanto mais água ou cimento existir na massa, maior será essa retração. Em geral, podem surgir fissuras, como as de cimento queimado ou argamassas.

Retrações diversas: a tinta, quando seca, apresenta um pouco de retração e pode apresentar fissuras mais tarde. Uma estrutura feita de madeira que não foi seca em estufa, tende a secar durante os primeiros anos da obra pronta. Essa perda de umidade faz o material diminuir de tamanho, causando aberturas nos pontos em que está em contato com as paredes. Esses dois exemplos bastante diversos ilustram que o problema da retração dos materiais acontece de muitas maneiras e cabe ao engenheiro ou arquiteto prever os necessários componentes de ligações entre os materiais.

A dilatação: por estarem expostas ao sol, algumas partes de uma casa, por exemplo, trabalham (ou seja, dilatam e retraem) mais do que outras, causando possíveis fissuras. Um exemplo comum são trincas horizontais no alto de paredes que suportam lajes. A laje, que dilata bastante com o sol, "arrasta" a parede que está solidarizada com ela, causando trincas.

Vibrações e trepidações: vibrações contínuas podem vir a afetar alguns trechos de edifícios. Essas vibrações podem ser causadas por excesso de veículos trafegando na rua, pelo metrô, elevadores e inúmeras outras fontes.

Recalque: recalque é o "assentamento" do terreno de uma construção. Sempre que se realiza uma obra em um terreno, há uma acomodação, em maior ou menor grau. Essa acomodação ocorre com os materiais que compõem o edifício e com o terreno. Dependendo de como foram realizadas as fundações, pode ocorrer apenas o recalque planejado ou algo chamado "recalque diferencial", ou seja, uma parte da casa cede mais do que outra, provocando fissuras, trincas e rachaduras.

As questões de recalque são complexas e podem ser evitadas com um bom projeto de fundações e um preparo adequado do solo quanto à compactação e drenagem. Sempre que for realizar uma obra, faça uma sondagem e preste bastante atenção para o tipo de fundação estudado.

Responder
Celio Candido
Celio Candido
Particular - há 9 anos

Juarez pede pra cada morador perto das fissuras olhar se o rachão que tem fora se tem por dentro pelo menos perto nas mesmas extremidades mais mesmo assim as juntas de dilatação vão ser precisas pq é a unica coisa que permite o amortecimento da movimentação dos blocos.

Bandeira Engenharia
Bandeira Engenharia (São Paulo Zona Sul, São Paulo) Bandeira Engenharia - há 9 anos

Sr. Juarez, boa tarde.

Fissuras que transpassam os ambientes podem ser originadas de diversas situações, tenho histórico de obras onde as fissuras foram originadas na secagem dos materiais empregados, na acomodação da estrutura, no método de aplicação dos blocos, etc.

Conforme dito anteriormente, é necessária a atuação de restauro pelo lado externo e posteriormente pelo lado interno. Como existe o histórico de restauro há 3 anos, algo não ocorreu como o esperado, sendo necessária uma avaliação específica.

Estou a disposição.

Att.

Eng. Alexandre Bandeira

Responder
Jan Frankovsky
Frankovsky Consultoria Em Engenharia (Rio de Janeiro Zona Oeste, Rio de Janeiro) Frankovsky Consultoria Em Engenharia - há 9 anos

Boa noite Sr. Juarez,

o ideal é fazer sempre a manutenção preventiva, com empresas especializadas, para evitar que as fissuras e outras patologias se transformem em grandes problemas para a edificação.

Os tipos de fissura podem indicar diversas situações. Faz-se necessário o acompanhamento através de perícia e laudo.

Se achar necessário, entre em contato conosco, sem compromisso.

Att,

Eng. André Furtado

Responder
GRUPO AMPLIAR Soluções Inteligentes para a sua Obra

Juarez,

Você pode solicitar um ensaio de ensaio de aderência de revestimentos de argamassa, explicito pela NBR 13.528 para ver se tem algum problema na argamassa usada para fazer a fachada.

Essas trincas com certeza foram por mal uso de agrofilito ou outro material na argamassa da fachada.

Solução simples: verificar todas as patologias, quebrar, refazer os trechos e para não haver mais problemas aplicar pintura texturizada impermeável. Esta é a solução que resolve o problema sem dar muitos rodeios.

Atenciosamente,

Márcio Horta Melo

Eng. Civil e Diretor Técnico

Sieg Engenharia Ltda.

Responder
Juarez Cunha
Particular - há 9 anos

Boa Noite Sr Jan,

Haverá um laudo por parte de um engenheiro indicado pela Caixa Econômica Federal para obter um financiamento do mesmo, só que não sei quais os critérios adotados nessa avaliação para aprovação do financiamento, talvez não seja tão específica em relação ao aspecto construtivo e esteja priorizando mais o lado financeiro (valor de mercado). Talvez seja interessante uma perícia mais específica. Obrigado pela resposta.

Juarez Cunha
Particular - há 9 anos

Boa noite Sr Fernando,

Acredito que já tenha sido feito alguma restauração há uns três anos atrás, só não sei se foi um reparo bem apropriado, ainda não tive acesso ao histórico desse condomínio mas vou buscar essa informação. Obrigado pela resposta.

Deixe sua resposta

Você deve estar cadastrado para responder as perguntas. Está proibido incluir telefones, e-mails ou links de sites externos. Sua resposta será revisada e excluída caso não cumpra a regra.

Peça orçamentos de restauração fachadas na sua região

Escolha um tipo de trabalho

Cadastre-se

Você é um profissional?

Fale com pessoas que estão procurando profissionais qualificados em obras, instalações, mudanças, etc.