São necessários ART e tirar alvará na prefeitura para serviços estruturais?

Serviços de reparos nao estruturais... são necessarios ART e tirar alvará na prefeitura?

São necessários ART e tirar alvará na prefeitura para serviços estruturais?

Serviços de reparos nao estruturais... são necessarios ART e tirar alvará na prefeitura?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

5 Respostas

Alex
Alex Branquinho (Belford Roxo, Rio de Janeiro) Alex Branquinho - há 6 anos

Depois da NBR 16280, é obrigatório toda e qualquer obra que envolva estrutura, mudança de pisos e revestimento, abertura em alvenaria entre outros serviços o acompanhamento de um engenheiro ou arquiteto com a emissão de ART, nem todos os serviços exigem a necessidade de alvará da prefeitura, normalmente reformas precisam de autorização simples.

Para saber quais serviços estão liberados de ART consulte a NBR 16280

Responder
Rodrigo Bordalo
Particular - há 6 anos

Sim. Para tal execução e necessário. Não só por exigência por serviço técnico como segurança do proprietário e síndico. Sem contar a exigência jurídica com leis que obrigam a anotação de responsabilidade.

Deixe sua resposta

Peça orçamentos de reforma de fachadas na sua região