Azulejo Branco Antigo/ cor modificada

Azulejo branco bem antigo esta numa cor creme devido ao tempo de uso (não é gordura), tem solução para clareá-lo??

Azulejo Branco Antigo/ cor modificada

Azulejo branco bem antigo esta numa cor creme devido ao tempo de uso (não é gordura), tem solução para clareá-lo??

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

4 Respostas

Lúcia Vale
Lúcia Vale Arquitetura E Design (São Paulo Zona Oeste, São Paulo) Lúcia Vale Arquitetura E Design - há 7 anos

Bom dia, Maria, tudo bem?

O amarelamento do azulejo ocorre no biscoito da peça (o corpo da peça, por trás da camada vítrea). O motivo pode ser o excesso de umidade proveniente da parede ou do mau preparo da argamassa de assentamento, cujo oxigênio presente na água reage com partículas de ferro dispersas, ou na argamassa ou no próprio biscoito, formando o hidróxido de ferro e que, por meio de uma sequência de reações químicas a longo prazo, transforma-se óxido de ferro III mono-hidratado, ou seja, ferrugem. Portanto, o amarelamento não tem solução.

Do ponto de vista estético, há três soluções: pintura dos azulejos com tinta própria como paliativo, troca de todo o revestimento, ou assumi-los como efeito decorativo, atualizando-se os demais itens do banheiro – mas com linguagem mais rústica: bancada com pia esculpida, ou bancada de madeira tratada, espelho retroiluminado, troca de louças, metais e vidro do box etc.

Se precisar de uma consultoria detalhada, entre em contato.

Lúcia Vale Interiores