Azulejo ou porcelanato?

Quero reformar o meu banheiro e não sei se seguir com os azulejos ou se mudar para o porcelanato. O que me indicam?

Azulejo ou porcelanato?

Quero reformar o meu banheiro e não sei se seguir com os azulejos ou se mudar para o porcelanato. O que me indicam?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

10 Respostas

Respostas úteis 5
Salissa B Oliveira
Cubus Engenharia, Arquitetura e Interiores (Vitória, Espírito Santo) Cubus Engenharia, Arquitetura e Interiores - há 9 anos

Acreditamos ser importante esclarecer alguns pontos dessa discussão.

O mercado oferece porcelanatos dos mais diversos tipos, inclusive antiderrapante.

As vantagens sobre a cerâmica, ou azulejo, se dá por ser um material mais resistente em função do seu processo de fabricação, além de ser um material de baixa absorção (vantagem para áreas molhadas).

Para não ter o problema de "escorregar", opte por um acabamento rústico, sem polimento.

A única diferença que acaba onerando um pouco é a mão de obra que deve ser especializada por se tratar de um produto mais nobre.

Responder
Marco de Paula
Mg Prestaçao de Serviços e Comercio de Materiais eletricos LTDA ME (São Paulo Zona Oeste, São Paulo) Mg Prestaçao de Serviços e Comercio de Materiais eletricos LTDA ME - há 9 anos

Ola Maria das Gracas ...na minha opinião o porcelanato deixa o banheiro muito mais charmoso e delicado e se você puder colocar umas pastilhas dará um toque ainda melhor...aproveitando uma iluminação adequada vai ficar maravilhoso.

Responder
FP ARQUITETURA FP ARQUITETURA
Particular - há 9 anos

Adoramos projetar banheiros, lavabos e cozinhas!

Vamos deixar aqui nossa dica sobre acabamentos.

Na hora de planejar a reforma de seu banheiro por exemplo, as opções de acabamento serão as mais variadas, hoje o mercado oferece muitas possibilidades que atendem a todos os tipos de gostos e bolsos.

No caso da escolha entre porcelanato e da cerâmica, primeiramente temos que afirmar que ambos cumprem com seu papel funcional de impermeabilizar as paredes contra a umidade existente nestes ambientes.

Os porcelanatos são revestimentos mais sofisticados, de maior qualidade de massa e maior dureza, com capacidade de se fazer rejuntes muito pequenos o que valoriza a instalação das peças. Podem ser encontrados em grandes formatos, em acabamentos brilhantes, semi-brilho ou foscos, mas devido ao seu maior valor agregado seu preço tende a ser maior do que o das cerâmicas.

Mas as cerâmicas não têm ficado para trás, pois graças à tecnologia e inovação das indústrias temos encontramos no mercado muitas peças com excelente apelo visual, que atendem tanto à estética quanto à função.

A decisão final do cliente ficará por conta do projeto desenvolvido em conjunto com um profissional, que poderá usar porcelanato, só cerâmica, uma mescla dos dois e até mesmo o acréscimo de outros materiais como as famosas pastilhas de vidro tão amadas pela maioria.

O ideal é levante a metragem necessária de peças, estabelecer em média o valor que se pode investir neste ambiente e ajustar estética, qualidade e preço.

GRUPO AMPLIAR Soluções Inteligentes para a sua Obra

Prezada Maria,

Você tem opções dentro das linhas de cerâmica da incefra que podem te atender.

Aconselho para que fique um banheiro moderno a fazer do seguinte modo:

Piso cerâmica branca ou acizentada

Paredes cerâmica branca

Detalhes no box com cerâmica com quadriculado (linha coco incefra) e na frente da bancada ou então tulizar pastilhas (ficará mais caro).

Não utilize para piso PI menor que 4. Para paredes geralmente usamos PI 3.

Espero ter ajudado

Responder
Rodrigo Pedroso
Decorsul (Cachoeirinha, Rio Grande do Sul) Decorsul - há 9 anos

Concordo plenamente com o comentário do colega Ricardo. Porcelanato escorrega, além do que, peças claras são difíceis de se manter limpas. Evite colocar rejuntes brancos ou claros demais, porque a umidade faz com que fiquem amarelados ou verdes por causa das bactérias, algas ou fungos.

Uma boa dica para box seria usar pastilhas. Espero ter ajudado.

Mais dúvidas, estaremos dispostos a compartilhar conhecimento.

Decorsul