Posso fazer um alicerce ou baldrame por etapas?

Prezados amigos, tenho uma dúvida....gostaria de saber se posso iniciar um alicerce ou baldrame por etapas, ou seja, se eu começar e não terminar o enchimento das caixas deixando as ferragens prontas e terminar depois de alguns dias dessa maneira poderá acarretar algum problema para a estrutura? Estou perguntando porque já vi obras que estão paradas com os vigamentos feitos pela metade com as ferragens com oxidação para terminar posteriormente...pensei em fazer isso no meu alicerce mas gostaria das opiniões dos colegas...

Obrigado a todos!

Josué

Posso fazer um alicerce ou baldrame por etapas?

Prezados amigos, tenho uma dúvida....gostaria de saber se posso iniciar um alicerce ou baldrame por etapas, ou seja, se eu começar e não terminar o enchimento das caixas deixando as ferragens prontas e terminar depois de alguns dias dessa maneira poderá acarretar algum problema para a estrutura? Estou perguntando porque já vi obras que estão paradas com os vigamentos feitos pela metade com as ferragens com oxidação para terminar posteriormente...pensei em fazer isso no meu alicerce mas gostaria das opiniões dos colegas...

Obrigado a todos!

Josué

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

21 Respostas

Respostas úteis 1
Silvano Ferraz
Ferrazsilvasp (Guarulhos, São Paulo) Ferrazsilvasp - há 3 anos

Olá. Isso vai depender do tempo em que vc irá reiniciar as obras. Geralmente protegemos esses ferros expostos com pintura utilizando tinta anti corrosão (zarcão ou similar) ou até mesmo aplicando uma camada de cimento tipo pintura com brocha (PODE USAR CIMENTCOLA) ... isso retarda bastante o processo de oxidação dos ferros. Caso vc reinicie os serviços de concretagem em pouco tempo (seis meses) nem precisa de proteção, pois o ferro irá apresentar uma corrosão SUPERFICIAL (camada de passivação) que até será benéfica para a aderença do ferro com o concreto ... TENHA MUITA ATENÇÃO NA CAMADA DE RECOBRIMENTO (mínimo de 2,5 cm) DAS ARMADURAS ... Boa sorte

Responder
Aguinaldo+de+almeida
Agnys-Prójet (Sorocaba, São Paulo) Agnys-Prójet - há 3 anos

Olá. Isso não é aconselhavel, por conta das emendas e da vedação desse baldrame, faça a proteção das ferragens, faça reforços nas emendas. Geralmente protegemos esses ferros expostos com pintura utilizando tinta anti corrosão (zarcão ou similar) ou até mesmo aplicando uma camada de cimento tipo pintura com brocha, isso vai ajudar bastante o processo contra a oxidação dos ferros. Caso vc reinicie os serviços de concretagem em pouco tempo (seis meses) nem precisa de proteção, pois o ferro irá apresentar uma corrosão superficial (camada de passivação) a qual será benéfica para a aderença do ferro com o concreto Obs: cobrimento minimo (de 2,5 cm) de concreto sobre as armaduras. OK!

Responder
Particular - há 3 anos

R: Não é indicado por conta das emendas e da vedação desse baldrame, mas se for fazer por etapas, faça a proteção das ferragens e no retorno, faça uma inspeção geral e reforços nas emendas

Só atuamos na fabricação e instalação de estruturas metálicas para residências, galpões, mezaninos, etc... mas nossos engenheiros, arquitetos e técnicos por possuírem vasta experiência pode lhe dar dicas, sugestões e soluções para suas necessidades aqui no portal.

A disposição;

KVF Engenharia Ltda-FERNANDO

Não é o correto mais se você retomar em até seis meses não tem problema, é só picotar o concreto antigo e passar uma escova de aço na ferragem pra retirar a oxidação superficial.

Responder
Eduardo Faria
Edu Construção (Caraguatatuba, São Paulo) Edu Construção - há 3 anos

Bom dia Sr. José! Olha só não é ideal fazer esse tipo de procedimento mais podemos abrir algumas exceções se agente estiver falando só de casa térrea nesse caso podemos fazer, embora ainda sim não ser indicado também, mas com bons profissionais executando esse tipo de atividade a segurança é garantida, bom é espero ter respondido a sua pergunta ????

Responder
Err - Construções e Engenharia Civil

Nao é o ideal, pois quando tiver que retomar o restante da concretagem terá trabalhos adicionais que não teria se concretasse por completo, como apicoar concreto, criar uma ponte de ligação da concretagem antiga com a nova e recuperar a ferragem

Responder
Nilson Salim
Salim Reformas Predial (São Paulo Zona Sul, São Paulo) Salim Reformas Predial - há 3 anos

sim. mais não é aconselhável

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de construção casas na sua região