Qual a largura mínima para uma bancada de cozinha americana?

Gostaria de saber qual a largura mínima para uma bancada de cozinha americana ; não gosto de estreita..

Qual a largura mínima para uma bancada de cozinha americana?

Gostaria de saber qual a largura mínima para uma bancada de cozinha americana ; não gosto de estreita..

3 fotos
Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

9 Respostas

Carolina Saad Saad
Particular - há 6 anos

Celza, boa tarde!!

Pelo que entendi do seu espaço, vc deseja incluir uma bancada onde tem as portas corrediças, sim?

Se for este o caso, acredito que uma bancada de 60cm, seja mais que suficiente. É preciso definir:

1. deseja ainda poder isolar a cozinha com os paineis? (em caso positivo, deverá ser estudada uma forma de "acoplar" a nova bancada ao seu movel de tv -rack, dando a ideia de continuidade e integração).

2. Quantas pessoas vc tem junto de vc em sua casa? (servir em ambos os lados da bancada talvez prejudique a circulação na cozinha).

Enfim, não há largura padrão, apenas um dimensionamento que atenda sua necessidade!

Essa intervenção é bastante simples e pode mudar completamente seu espaço!

Estou à disposição. Abs e boa sorte!

André Viana
Andre Viana Arquitetura (São Paulo Zona Leste, São Paulo) Andre Viana Arquitetura - há 6 anos

Bom dia, Celza!

O comprimento e a largura de uma península (caso em que a "ilha" encosta em algum dos cantos da alvenaria) variam muito em função da necessidade de uso de cada cliente.

No seu caso, precisamos levar em consideração alguns fatores importantes: se a cozinha tiver um segundo acesso, diferente da porta deslizante da foto, podemos prever um comprimento maior da península, deixando um vão de 60 a 70 centímetros para o acesso. Em caso contrário, será preciso deixar um vão livre suficiente para passarem seus eletros (fogão, geladeira, máquina de lavar, etc.), o que diminuirá bastante o comprimento da península, inviabilizando tal tipo de investimento. Caso esteja pensando na opção de composição com banquetas para refeições rápidas, é importante lembrar que o ideal é se deixar uma área de 50 centímetros por banquetas, para que a bancada seja confortável para quem se senta, o que definirá uma bancada com 01 metro de comprimento. Não pode apenas ficar bonito, tem que ser ergonômico e funcional, também.

Quanto à profundidade, é preciso prever uma dimensão que atenda às suas necessidades de uso para esta bancada, sem comprometer a circulação na cozinha e na sala. Normalmente, as bancadas com cooktops e coifas têm profundidades maiores, perto de 1.20 metro, para acolher as funções de cocção e refeição.

No caso do uso convencional mais simples (apenas refeições rápidas), você pode prever uma profundidade de 50 a 60 centímetros. Isto lhe dará um tampo de 1.00x0.50m (sem mureta de alvenaria) ou 1.00x0.60m (com mureta de alvenaria). Voltada para a sala você utiliza uma profundidade maior, para acolher as banquetas e voltada para a cozinha, você deixa a profundidade menor, que poderá acolher um armário de profundidade reduzida, para guardar copos, xícaras, latas e cereais.

O ideal, para uma solução mais eficiente e livre de "achismos" e que se adeque ao seu caso é buscar a consultoria de um arquiteto, que lhe dará uma solução mais prática e personalizada.

Espero ter conseguido lhe ajudar com esta questão.

Um abraço!

Responder
Marcellus Vidal Martins
Vidal Reformas E Interiores (Barra Mansa, Rio de Janeiro) Vidal Reformas E Interiores - há 6 anos

Bom dia Celza Cavalcante.

Não entendi a relação das fotos com a pergunta, mas se tratando de bancadas americanas, conforme a foto que enviei, o correto é que caibam duas pessoas, uma de frente para a outra. Uma pessoa adulta ocupa um espaço de 60 x 40 cm (LxC), mais o acréscimo de 15 à 25 cm para garrafas ou jarras, dando um total de 105 cm ou 1,05 metros para duas pessoas. Caso for apenas para pessoas sentarem de lado, deve-se reduzir, 40 cm desse valor, ou seja 65 cm. Lembre-se de deixar um espaço sob a bancada de pelo manos 40 cm para o encaixe das pernas ou então as pessoas terão que sentar de lado, o que é muito desconfortável.

Arquiteto Marcellus Vidal.

Fazemos Reformas de cômodos individuais, no estilo de programas de TV. Dê aquele Up no seu cantinho! Quarto, sala, banheiro, Espaço Gourmet, área de lazer...

Tenha sua casa planejada por um especialista!

Projetos à partir de R$ 450,00 por cômodo, em até 2x no cartão. Aceitamos cartões de crédito e débito.

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de arquitetos na sua região