Vania
Bancadas de cozinha projetadas sem a guarnição pode danificar o armário?

A bancada da minha cozinha será em L, na medida 1,20 m x 60 cm e 3,60 m x 60 cm. A cuba escolhida mede 66 cm x 46 cm, tendo uma chapa de 3 cm envolta para instalação no modo sobrepor e profundidade de 20 cm. Tenho observado cooktop e cuba projetados sobre tampos inteiros, contínuos, digo, sem área molhada. O marmorista que contratei sugeriu bancada só com área seca, frontão de 20 cm, saia de 7 cm e soco de 10 cm. ( Os armários já estão instalados ). No cálculo, da borda da cuba até a extremidade da bancada o espaço total é de 9 cm (chapa de inox + granito). Essa medida de 9 cm, sem a guarnição, é suficiente para ao lavar a louça, a água não cair fora da cuba, molhar o armário e futuramente danificá-lo?

Bancadas de cozinha projetadas sem a guarnição pode danificar o armário?

A bancada da minha cozinha será em L, na medida 1,20 m x 60 cm e 3,60 m x 60 cm. A cuba escolhida mede 66 cm x 46 cm, tendo uma chapa de 3 cm envolta para instalação no modo sobrepor e profundidade de 20 cm. Tenho observado cooktop e cuba projetados sobre tampos inteiros, contínuos, digo, sem área molhada. O marmorista que contratei sugeriu bancada só com área seca, frontão de 20 cm, saia de 7 cm e soco de 10 cm. ( Os armários já estão instalados ). No cálculo, da borda da cuba até a extremidade da bancada o espaço total é de 9 cm (chapa de inox + granito). Essa medida de 9 cm, sem a guarnição, é suficiente para ao lavar a louça, a água não cair fora da cuba, molhar o armário e futuramente danificá-lo?

Você tem alguma pergunta?
Pergunte à comunidade

7 Respostas

Respostas úteis 6
Juliana
Particular - há 5 anos

Ao contrário do que todos falaram aqui pode-se sim fazer a bancada sem rebaixo para área molhada. Isso pode não ser comum no Brasil, mas fora daqui é a escolha da maioria dos projetos e não atrapalha em nada o dia a dia de quem usa a cozinha. E mesmo de quem usa muito. Obviamente tem que se ter um cuidado diferente na secagem da bancada, mas como em tudo, há um manual de boas práticas ao não utilizar a área molhada. Eu particularmente odeio rebaixos e detalhes, tudo mofa e fica com acúmulo de gordura, meus projetos são muito limpos e pouco espessos, gosto do aspecto slim das coisas, e até hoje nenhum cliente reclamou, bem ao contrário. Se não queres usar o rebaixo, vai com tudo. O diferente normalmente assusta e muita gente opta pelo comum, mas daí a dizer que não é possível eu tb não concordo! Executando de forma correta a àgua não escorre não. Sobre altura da respingadeira não há nenhuma regra específica. Se quiseres fazer uma parede de granito acima da bancada tu podes, isso vai muito do gosto de cada um. Como me parece que tu estás um pouco perdida - sem saber exatamente o que fazer - te sugiro conversar com um arquiteto ou designer de interiores de tua confiança! :))

Natascha Ferreira
Vigo Projetos E Reformas (São Paulo Zona Oeste, São Paulo) Vigo Projetos E Reformas - há 6 anos

Bom dia Vania, tudo bem?

Não é comum não fazer a área molhada, existe sim casos em que não há essa limitação entre área seca e área úmida, mas são para pessoas que usam a cozinha ocasionalmente. Então o que vai definir se há ou não a necessidade da área molhada e o seu perfil de uso.

Para exemplificar melhor, imagine-se lavado louça na pia do banheiro, iria escorrer aguá para todos os lados, correto? Não fazer o rebaixo para área úmida na cozinha surtirá o mesmo efeito. Se necessário entre em contato e posso lhe ajudar a detalhar a bancada, afinal é melhor fazer bem projetado para evitar retrabalhos e gastos desnecessários.

Sempre que preciso recorra a um profissional.

Abraços e boa sorte.

Responder
André Dias
M.A.E. - Miguel Arcanjo Engenharia EIRELI. (Rio de Janeiro Zona Oeste, Rio de Janeiro) M.A.E. - Miguel Arcanjo Engenharia EIRELI. - há 6 anos

Olá, boa noite!

Sua bancada é fora dos padrões e por isso seria importante realizar um projeto da mesma para que você visualize suas particularidades e preveja sua utilização de forma que não venha a lhe causar prejuízos e transtornos.

Um abraço!

Responder
ARQDZN ARQUITETURA E INTERIORES

Olá, Vania, sugiro que voce faça um projeto detalhado para a esta bancada, prevendo as áreas secas e a área molhada em torno da cuba. Voce não deve abrir mão da área molhada, caso contrário a água vai escorrer pela a bancada, e cair no piso. Pelo jeito, o seu marmorista não é experiente nisso. Não é comum se fazer uma saia tão larga assim em bancadas de cozinha. Geralmente são 4 centímetros apenas devido ao desnivel entre a área seca e molhada, uma vez que as pedras (naturais, como o granito, ou artificiais, como o nanoglass) possuem 2 cm de espessura. Um frontão de 20 cm só é indicado para evitar que filetes de azulejo fiquem aparecendo, ou seja, apenas para alinhar o topo do frontão com a linha do azulejo. Os armários foram instalados suspensos ou estão sobre uma base de alvenaria (chamada de sóculo)?

Responder
Deixe sua resposta

Peça orçamentos de arquitetos na sua região